TestaPE: Jaboatão dos Guararapes terá ação de testagem rápida neste final de semana

WhatsApp Image 2022-01-21 at 16.19.27
Parceria ocorre com o Consórcio Conorte, no sábado (22) e domingo (23), por demanda espontânea


Cumprindo o objetivo de garantir acesso à testagem gratuita da Covid-19 para a população, o Programa TestaPE terá ações no município do Jaboatão dos Guararapes, neste final de semana, no sábado (22/01) e domingo (23/01). A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que disponibilizará mil testes rápidos para estes dois dias, ocorre em parceria com a empresa Consórcio Conorte, que cede um ônibus para funcionar como unidade móvel para o posto de testagem volante.

O ônibus ficará no estacionamento do Hospital Memorial Jaboatāo, no bairro de Engenho Velho, localizado na Avenida General Manoel Rabelo, 126. A ação ocorre neste final de semana, das 9h às 17h, por demanda espontânea sem a necessidade de agendamento. Serão disponibilizados 500 testes para cada dia. “A ideia é reforçar a vigilância do novo coronavírus e ampliar ao máximo as testagens em diversos pontos para a detecção da Covid-19”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Patrícia Ismael.

“A parceria com o Conorte vai facilitar o acesso da população à testagem de forma gratuita. Acreditamos que com os pontos itinerantes conseguiremos ajudar a Secretaria de Saúde do Estado a acelerar o número de testagem no Grande Recife, além de criar alternativas aos atuais pontos fixos. Só unindo forças podemos reverter essa situação em que vivemos há quase dois anos. Estamos juntos com a Secretaria de Saúde de Pernambuco nesse novo desafio”, disse Diego Benevides, gerente institucional do Conorte.

FUTEBOL – Além da realização dos testes pelas equipes estaduais, em centros fixos ou postos volantes, o TestaPE também tem, como um dos seus eixos, a parceria com o setor privado e instituições do terceiro setor para a testagem em massa da população. E, para levar os exames a locais de grande circulação, o Programa disponibilizará 10 mil testes rápidos de antígeno para reforçar a vigilância do novo coronavírus durante a realização das competições de futebol que ocorrem no território pernambucano a partir deste sábado (22/01) – Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste.

Na parceria, caberá aos clubes organizar a logística para a realização dos exames nos estádios, assim como a responsabilidade técnica, tanto pelos profissionais de saúde habilitados, como a inserção de dados nos sistemas de informação.

Os novos protocolos do Plano de Convivência com a Covid-19, que estão vigentes até o dia 31/01, determinam a capacidade máxima de 3 mil torcedores nos estádios dos Aflitos, Arruda, Ilha do Retiro e Arena de Pernambuco, e de 50% da capacidade nos estádios com capacidade abaixo de 6 mil lugares. Além disso, será exigido passaporte vacinal, com a comprovação das duas doses, e um teste negativo para Covid-19 feito com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.

“É fundamental que, com a presença de torcida nos jogos de futebol, Pernambuco teste o máximo as pessoas que estão circulando nesses eventos, mesmo que estejam com a capacidade reduzida. Sabemos que a testagem é fundamental para o monitoramento do vírus, especialmente, com a presença da variante ômicron. Testar é uma das iniciativas fundamentais no enfrentamento à pandemia”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Patrícia Ismael.

Centros de Testagem – Atualmente, Pernambuco conta com seis centros de testagem geridos pela SES-PE, que oferecem exames rápidos de antígeno. São eles: Cefospe, na Boa Vista (funciona por agendamento pelo Atende em Casa, de domingo a domingo, das 8h às 17h); Seduc, na Várzea (funciona por agendamento pelo Atende em Casa ou por demanda espontânea, de segunda a sexta, das 8h às 17h); Geraldão, na Imbiribeira (funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h), além dos pontos no TIP, na Várzea (funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 18h); Fusam, no bairro da Boa Vista (funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h) e Aeroporto, na Imbiribeira (que funciona por demanda espontânea, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, de domingo a domingo, das 8h às 17h).

Nesta semana, o Governo de Pernambuco anunciou a abertura de mais dois novos centros de testagem contra a Covid-19. As unidades, sob gestão estadual, têm previsão de abertura ainda para este mês de janeiro e funcionarão no Parque Dona Lindu, no Recife, e no Centro de Convenções, em Olinda.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content