A X Gerência Regional de Saúde, que abrange 12 municípios do Sertão do Pajeú, ganhou, nesta sexta-feira (07.08), seu primeiros 10 leitos de UTI no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, reforçando a assistência aos pacientes com a Covid-19 na região. A unidade, já possuía 10 vagas de enfermaria para o atendimento de pacientes

suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.  O secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou o novo serviço na manhã de hoje, ao lado do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que também é prefeito de Afogados da Ingazeira.

“Esta é uma grande obra para o Sertão do Pajeú, uma UTI com dez leitos, absolutamente equipada com o que há de melhor em tecnologia médica a serviço da população sertaneja. Esse é um compromisso do governador Paulo Câmara com a ampliação da nossa capacidade instalada no interior do Estado, inicialmente para atender os pacientes com a Covid-19, mas esse equipamento será um legado pois ficará para atender outras patologias tão logo a gente consiga superar essa fase difícil da Covid”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. “Como sertanejo, fico muito feliz em poder propiciar este momento, que será um marco para a medicina e para a população da região”, completou.

A UTI foi nomeada de Otoniel Barbosa de Lima, em homenagem a um dos primeiros servidores da unidade, que prestou 35 anos de serviço e faleceu aos 100 anos de Covid. “Viver 100 anos é uma dádiva. Quero agradecer essa homenagem a meu pai e dizer que estou encantada com esses 10 leitos para a região. Tenho certeza que trará muita sorte e salvará muitas vidas”, disse a filha do homenageado, Fernanda Barbosa Lima.

Até o final de agosto, ainda serão instalados os equipamentos necessários para ofertar terapia renal substutiva (diálise) para os pacientes que apresentarem algum tipo de insuficiência renal aguda por conta do uso de antibióticos. “Estamos ofertando a linha de cuidado necessária para prestar a devida assistência para os nossos pacientes do Sertão do Pajeú. Além de maquinário e insumos, também contamos com uma equipe multiprofissional capacitada para atender a demanda que chegar à unidade”, frisou o diretor do Emília Câmara, Sebastião Duque.

“O Hospital Regional já vinha fazendo muito e bem feito, e agora vai fazer muito mais, com um tratamento humanizado e salvando vidas”, reiterou o prefeito José Patriota. O Hospital Regional Emília Câmara conta com 62 leitos de enfermaria, nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e ortopédica. O hospital, antes da pandemia, realizava uma média mensal de 12 mil atendimentos na urgência, 180 partos, 560 internamentos e 150 cirurgias de urgência e eletivas.

LEITOS – Com a  inauguração dos primeiros leitos de UTI da X Gerência Regional de Saúde, em Afogados da Ingazeira, o Governo do Estado totaliza 1.941 leitos voltados para os pacientes com a Covid-19. Estas vagas – no maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos da história da Saúde Público de Pernambuco – estão garantindo a assistência à população pernambucana. Segundo estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), que analisou o número de leitos nos estados e capitais brasileiros entre fevereiro e junho de 2020, e Pernambuco aparece como o segundo estado brasileiro em ampliação da rede hospitalar, atrás apenas de São Paulo. Outro levantamento divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coloca o Estado na segunda melhor posição na proporção de leitos de UTI adulto para Covid-19 quando relacionado com a sua população. Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o Estado fica atrás apenas do Espírito Santo, que registra taxa de 1,5.

Nesta sexta-feira (07.08), a taxa de ocupação dos leitos dedicados à Covid-19 está em 56%, com 48% de ocupação das vagas de enfermaria e 64% nas de terapia intensiva – um dos menores patamares desde o início da pandemia.