|| PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS # 668||

Segunda-feira, 13/12/2021

🔬TESTA PE🔬 | Foi inaugurado, hoje (13), no aeroporto de Fernando de Noronha, o Posto de Testagem fixo para detecção de casos da Covid-19. A iniciativa faz parte da estratégia do TestaPE, programa de vigilância do vírus do Governo de Pernambuco, que visa testar 20% dos turistas que saem de Noronha para que ocorra o controle e rastreabilidade dos casos da doença.

📍 “Isso é importante principalmente agora, com o avanço dessa nova cepa. Neste teste de saída a gente tem como saber se teve alguma pessoa com a doença e se isso refletiu dentro da nossa população. Noronha é um território pequeno. Conseguimos saber a pousada que a pessoa esteve, os passeios que realizou e quanto tempo permaneceu na ilha”, disse Fernando Magalhães, superintendente de Saúde da ilha.

💉 O Posto de Testagem faz parte do atual protocolo, que entrou em vigor no dia primeiro de dezembro. Nesta nova fase, o visitante precisa comprovar as duas doses da vacina contra a Covid-19, ou a dose única da Jansen, para embarcar.

📊 CORONAVÍRUS 📊| Foram confirmados 10 casos de Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta segunda (13). Todos os registros de hoje são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os dados de casos leves continuam sem divulgação devido à indisponibilidade do sistema E-SUS Notifica do Ministério da Saúde. Agora, Pernambuco totaliza 643.336 casos confirmados da doença, número que inclui as 581.733 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou cinco óbitos, ocorridos entre 27/04/2020 e 12/12/2021. Com isso, o Estado totaliza 20.327 mortes pela Covid-19.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 |Pernambuco aplicou 14.137.095 doses de vacinas contra a Covid-19 em sua população. Dessas, 7.2712.394 foram primeiras doses (93,76% do público elegível). Em relação às segundas doses ou dose única, foram 6.032.437 aplicações, somando 78,42% dos pernambucanos e pernambucanas com esquema vacinal completo. Confira os detalhes: https://cutt.ly/uYJJtQT

🍃PANELAS 🍃| O governador Paulo Câmara inaugurou, hoje (13), uma nova unidade da Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE) em Panelas, no Agreste Central. A décima COPE inaugurada pelo Estado reúne diversos serviços voltados para a geração de emprego e renda. Também foi inaugurado o novo destacamento da Polícia Militar do município.

🚧 Para reforçar a infraestrutura viária da região, a PE-158, que liga o Agreste Central ao Meridional, será restaurada, beneficiando aproximadamente 680 mil pessoas.

💧 Na área de recursos hídricos, foi anunciada a recuperação do sistema de abastecimento de água a partir da Barragem de São Jorge e a melhoria da rede de distribuição da cidade, além da construção da loja de atendimento da Compesa e da reforma da estação de tratamento de água de Cruzes, beneficiando cerca de dez mil pessoas.

🍞 Com o objetivo de combater a insegurança alimentar e nutricional, uma cozinha comunitária será criada, com capacidade para oferecer 200 refeições diárias. A requalificação do açougue e do mercado público de Panelas também foram autorizadas.

👉 Confira todas as ações em: www.pe.gov.br

👮🏼‍♀️ NOVOS DELEGADOS 👮🏽‍♂️| O governador Paulo Câmara comandou, hoje (13), a formatura dos 60 concluintes do Curso de Formação de Delegados da Polícia Civil (PCPE). Além desse reforço, outros 62 alunos entrarão para um novo curso de formação, no início de 2022, somando, ainda no primeiro semestre, 122 novos profissionais atuando nas unidades de Polícia Judiciária de Pernambuco.

🗞️ FAKE NEWS | Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews.

⏳ Sem agendamento: Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e Geraldão.