|| PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS # 587 ||

Quarta-feira, 22/09/2021

💉COMPROVANTE DE VACINAÇÃO💉 | A partir de 1º de outubro, o Arquipélago de Fernando de Noronha passará a exigir comprovante de vacinação para os turistas. Noronha está com 100% da população adulta já vacinada com duas doses e, por isso, inicia uma nova fase de flexibilização.

🔬 Passa a ser exigida a carteira de vacinação digital com as duas doses da vacina (mais de 21 dias da última aplicação) ou vacina de dose única, e mais um dos seguintes exames: resultado negativo do teste molecular RT-PCR, realizado 48h antes do embarque ou menos, ou resultado reagente do exame IgG por sorologia, realizado em laboratório, ou resultado reagente de exame de anticorpos neutralizantes, realizado em laboratório.

👉🏼 A carteira digital de vacinação pode ser adquirida através dos portais Conecte SUS Cidadão, do Ministério da Saúde, Conecta Recife ou Passe Verde.

🧒 Crianças de 0 a 6 anos ficam dispensadas da apresentação de exames. Crianças de 7 a 11 anos devem apresentar resultado negativo do teste molecular RT-PCR, realizado 48h antes do embarque ou menos, ou resultado reagente do exame IgG por sorologia, realizado em laboratório.

👦 Crianças e adolescentes entre 12 anos e 17 anos, que não tomaram a vacina, também precisam apresentar exames. O exame de saída, realizado em 30% dos passageiros de cada voo, não precisará ser mais realizado.

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados 782 casos de Covid-19 pela SES-PE nesta quarta (22), dos quais 99% são leves. Agora, Pernambuco totaliza 616.910 casos confirmados da doença, número que inclui as 553.069 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou oito óbitos, ocorridos entre os dias 09/05/2021 e 20/09/2021. O total de mortes pela Covid-19 no Estado é de 19.647.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 |Pernambuco já aplicou 9.490.532 doses de vacinas contra a Covid-19 em sua população. Destas, 6.252.187 foram primeiras doses. Ao todo, 3.233.264 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais. Mais detalhes aqui: https://cutt.ly/bEkHv4N

👥 EMPREGO PE 👥| O governador Paulo Câmara lançou, hoje (22), o Emprego PE, programa de incentivo à geração de empregos em Pernambuco. A ação, que integra o Plano de Retomada, visa mitigar os impactos econômicos causados pela Covid-19 no Estado.

🏗️ Por meio do Emprego PE, o Governo Estadual pagará, durante seis meses, metade de um salário mínimo (R$ 550) a cada novo trabalhador contratado por empresas pernambucanas, que poderão receber o benefício por até 30 novas vagas geradas. A expectativa é que sejam disponibilizadas 20 mil vagas até o final deste ano.

📄 O governador também sancionou a Lei nº 17.269, que vai desburocratizar ações no ambiente de negócios, impulsionando o setor produtivo.

📍 “São 66 milhões de reais investidos para garantir, por seis meses, que todo emprego novo criado em Pernambuco, enquadrado dentro do programa, receberá o apoio do Estado. Temos a meta de criar 130 mil novos postos de trabalho até o final de 2022 e estamos utilizando todas as ferramentas possíveis”, detalhou Paulo Câmara.

👩🏿‍💻 Para participar do programa, as empresas devem estar ativas e sediadas em Pernambuco; inscritas regularmente no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged); e ter iniciado suas atividades há pelo menos um ano, em relação à data de publicação da lei.

👥 É necessário também que essas empresas não tenham reduzido o quantitativo de vínculos empregatícios, nem tenham realizado suspensão de contratos de trabalho, tampouco a redução de jornada e salário após a publicação da lei.

👉🏼 A adesão ao Emprego PE se dará exclusivamente por meio do portal www.empregope.pe.gov.br, onde será realizado o cadastro e o envio da documentação da empresa.

👩‍✈️ PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA 👨‍✈️| Paulo Câmara também comandou, hoje (22), o workshop internacional “Governança de políticas públicas de prevenção às violências com base em evidência”, onde foram anunciadas estratégias estaduais de prevenção à violência, como a otimização de recursos das políticas públicas preventivas do Pacto pela Vida, mitigação da evasão escolar, da circulação ilegal de arma de fogo, entre outros.

👉🏼 Na ocasião, foi apresentado o Observatório da Prevenção e outros planos que vão nortear as políticas de prevenção no Estado. O evento foi promovido pela Cooperação Pernambuco, com a participação do UNODC, PNUD, ONU-Habitat e Instituto Igarapé.

📍“Acredito na prevenção como grande indutor para trabalharmos cada vez mais por um Pernambuco da paz. O Pacto Pela Vida tem contribuído muito na diminuição da violência, mas a grande política é a de prevenção, nas escolas ou envolvendo a cidadania, utilizando sempre a educação como norte maior de todo esse processo”, destacou o governador.

👨🏼‍🏫 MONITORA PE👨🏼‍🏫| O Governo de Pernambuco enviou para apreciação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei que cria o Programa de Monitoria PE. Dividido em Monitoria de Aprendizagem, com bolsas para reforçar a aprendizagem dos estudantes que estão com dificuldades, e Monitoria de Busca Ativa, para diminuir a evasão escolar, o programa deve entrar em atividade a partir de 1º de outubro deste ano, a depender da aprovação da Alepe.

🗞️ FAKE NEWS | Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews .

⏳ Sem agendamento: Geraldão e Centro de Convenções.