|| PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS # 581 ||

boletim

Quinta-feira, 16/09/2021

💉VACINAÇÃO DOS ADOLESCENTES 👱🏽‍♀️|Hoje (16), o Ministério da Saúde publicou uma nota informativa com nova orientação do Governo Federal para que não seja feita mais a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos que não tenham comorbidades. Em nota, a Anvisa se pronunciou a favor da vacinação. Portanto, Pernambuco não vai suspender a aplicação de Pfizer em adolescentes acima dos 12 anos.

📍“Infelizmente, o Ministério da Saúde fez esse comunicado sem combinar com os Estados ou municípios, gerando intranquilidade em relação a esse público. Vários Estados lamentaram a postura do órgão federal por não ter realizado nenhuma reunião tripartite e também por não submeter as informações à Anvisa, que autorizou o uso da vacina da Pfizer no público adolescente de 12 a 17 anos no território brasileiro”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

📄 O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) reafirmaram sua confiança na Anvisa e nas principais agências
sanitárias regulatórias do mundo, que afirmam a segurança e eficiência da vacina da Pfizer para crianças com 12 anos de idade ou mais. O Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação deverá se reunir nesta sexta (17) para discutir os próximos passos da vacinação nesse público.

📍“A vacina continua a ser recomendada pela Sociedade de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Imunizações. Os adolescentes que já foram vacinados com a primeira aplicação devem tomar, então, a sua segunda dose”, recomendou o médico e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca.

👉De acordo com os últimos dados da Secretaria Estadual de Saúde, disponibilizados no painel de acompanhamento vacinal (https://bit.ly/3xteooh), até o momento já foram vacinados com a 1ª dose mais de 168 mil adolescente de 12 a 17 anos em Pernambuco, o que corresponde a 15% do total.

🎯 DIA D 🎯| O Governo de Pernambuco pactuou com os municípios, hoje (25), uma grande mobilização no próximo sábado (25) para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, com o dia “D”. A orientação é que os gestores municipais realizem ações diversas para ampliar o número de imunizados. Pernambuco contabiliza 738.860 pessoas com atraso na aplicação da segunda dose, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

💉MAIS VACINAS💉 | Após duas semanas de interrupção, Pernambuco voltou a receber vacinas contra Covid-19 fabricadas pela Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. As 47.250 doses que chegaram hoje (18) serão utilizadas exclusivamente para aplicação das segundas doses na população. Pela manhã, mais 118.170 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegaram ao Estado. As remessas serão encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficarão à disposição dos municípios.

👉 Desde o início da campanha de vacinação, chegaram ao Estado 11.571.830 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.216.270 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.203.320 da Coronavac/Butantan, 2.979.990 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados 430 casos de Covid-19 pela SES-PE nesta quinta (16), dos quais 95,5% são leves. Agora, Pernambuco totaliza 614.860 casos confirmados da doença, número que inclui as 549.759 pessoas já recuperadas.

👉 É importante destacar que a plataforma do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos leves (E-SUS Notifica), continua apresentando inconsistências, o que vem impossibilitando a notificação de casos recentes.

🔴 A SES-PE também notificou 12 óbitos, ocorridos entre os dias 19/03/2021 e 14/09/2021. O total de mortes pela Covid-19 no Estado é de 19.586.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 |Pernambuco já aplicou 9.069.872 doses de vacinas contra a Covid-19 em sua população. Destas, 6.066.810 foram primeiras doses. Ao todo, 3.003. 062 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais. Mais detalhes aqui: https://cutt.ly/9EtfqmQ

📰 OUTRAS NOTÍCIAS 📰

🏍️ IPVA DE MOTOS 🛵|O governador Paulo Câmara sancionou, hoje (16), a lei que anistia dívidas de IPVA e de outros créditos tributários de motos com até 162 cilindradas e ciclomotores, vencidos até 31 de dezembro. A lei também contempla a isenção de taxa de prevenção de incêndio, licenciamento, liberação do veículo recolhido e vistoria, além das taxas de reboque e diárias de 2020.

📍“Tivemos a satisfação, recentemente, com o Plano Retomada, de apresentar projetos importantes para o desenvolvimento de Pernambuco. A partir de outubro, as pessoas que quiserem regularizar sua situação terão o benefício da lei já aprovada. Isso é uma garantia para que a população possa circular e exercer o seu trabalho em todo o Estado com sua motocicleta, sem utilizá-la de maneira irregular”, disse Paulo Câmara

💧 SANEAMENTO 💧| O governador Paulo Câmara instituiu, ontem (15), as Microrregiões de Água e Esgoto do Sertão e RMR-Pajeú, cumprindo o que determina o Novo Marco do Saneamento, estabelecido pela Lei Federal 14.026/20. A iniciativa trata de agrupar as cidades em microrregiões, com o intuito de garantir que os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário cheguem a toda população, independentemente da condição financeira dos municípios.

👨🏽‍ 🦼PARATLETAS🥇| Os paratletas e técnicos que representaram Pernambuco nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, receberam, ontem (15), a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes, maior comenda estadual. Esta foi a melhor atuação do Estado nas paralimpíadas, com o maior número de medalhas conquistadas: quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

📍“Vamos continuar muito atentos a isso, seja com as ações do Bolsa Atleta, do Time PE e do Bolsa Técnico, sempre ajudando os atletas a terem treinamento adequado e a disputarem competições, realizando sonhos e levando o nome do nosso Estado para o mundo”, afirmou Paulo Câmara.

🏊🏼‍♀️ BOLSA ATLETA ⛹🏼‍♂️| O governador assinou uma alteração na Lei do Bolsa Atleta, prorrogando em seis meses o incentivo financeiro dos atletas beneficiados na temporada passada. Em virtude da pandemia, o benefício será pago até dezembro deste ano, quando o novo edital deve ser lançado.

🚢 SUAPE ⛴️ | A implantação de um terminal de regaseificação (Regás) no Complexo Industrial Portuário de Suape, prevista para o primeiro semestre de 2022, deve gerar investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão para Pernambuco. O tema, discutido hoje (16) pelo governador Paulo Câmara, deve gerar cerca de 2,5 mil empregos e mais 300 postos de trabalhos que serão criados.

📍“A instalação do terminal de Regás será muito importante dentro do projeto de planejamento do futuro de Pernambuco, e vai garantir efetivamente que o Porto de Suape esteja cada vez mais preparado, dando condições para que o gás chegue a todos os cantos do Estado e seja utilizado cada vez mais como fonte de energia para os projetos prioritários e para as indústrias que já funcionam aqui”, destacou Paulo Câmara.

🗞️ FAKE NEWS | Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews .

🔬 ONDE FAZER TESTES:

⏳ Sem agendamento: Geraldão e Centro de Convenções.

⏰ Com agendamento: Acesse www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe o app em celulares Android.

📑 PROTOCOLOS => Consulte as instruções para funcionamento de todos os setores econômicos: https://bit.ly/3gDeiCw .

✒️ Para assinar o boletim diário do GovernoPE no WhatsApp envie uma mensagem para (81) 9488-3776 e salve esse contato na agenda do seu celular.

⛔ Para cancelar o recebimento do boletim responda essa mensagem dizendo CANCELAR.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content