Quarta-feira, 01/09/2021

💉 DEZ MILHÕES DE VACINAS 💉| Somente nesta quarta (1°), Pernambuco recebeu três remessas de vacinas da Coronavac/Butantan contra a Covid-19 – um total de 502.040 doses, que serão usadas para a aplicação de primeira e segunda doses na população.

📍 Com os novos lotes, o Estado ultrapassa a marca de 10 milhões de vacinas contra a Covid-19 recebidas. Todo o quantitativo será encaminhado ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para distribuição aos municípios.

➡️ Até o momento, 10.422.650 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram a Pernambuco. Desse total, 4.133.520 foram da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.931.320 da Coronavac/Butantan, 2.185.560 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

🤰🏾 GRÁVIDAS 🤰🏾 | Em um levantamento divulgado hoje (1°), a Secretaria Estadual de Saúde notificou 14 óbitos de grávidas, ocorridos desde maio deste ano, vítimas da Covid-19. Segundo os dados, apenas uma dessas mulheres tomou a primeira dose da vacina, e as outras 13 não haviam se vacinado.

👩🏼‍🍼 Em maio, em uma iniciativa pioneira no Brasil, Pernambuco autorizou a imunização de todas as gestantes e puérperas contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer/BioNTech, independente de comorbidades.

👉O Estado ainda não bateu a meta mínima de 90% de cobertura vacinal desse grupo prioritário, que conta com aproximadamente 116 mil pessoas. Para assegurar a imunização completa das gestantes e puérperas, foram enviadas a todos os municípios pernambucanos 100% das doses da vacina da Pfizer destinadas a este público.

📈 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS 📈 | Pernambuco registrou redução em todos os indicadores da Covid-19 na análise da Semana Epidemiológica (SE) 34 (22 a 28/08). Após duas semanas de crescimento dos casos, houve uma redução de 22% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em relação à SE 33 (15 a 21/08), o menor número do ano. Em relação à solicitação de leitos de UTI, a queda foi de 2,6% na comparação com a SE 33 e de 12% com a SE 32 (8 a 14/08).

🔬 TESTAGEM 🔬| Todos os municípios pernambucanos já receberam o primeiro lote de testes do Programa TestaPE, lançado pelo Governo Estadual em agosto. Nesta primeira fase, o objetivo é fazer o teste rápido de antígeno swab nasal em 2% da população até o final de setembro.

😷“Qualquer pessoa, mesmo com sintomas muito leves, como uma coriza, e também os que tiveram contato com alguém que testou positivo, pode e deve fazer o exame. Quanto mais cedo detectarmos os casos ativos da doença, e isolarmos estas pessoas, menos o vírus vai circular entre nós”, afirmou o secretário estadual de Saúde André Longo.

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados 1.057 casos de Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta quarta (1), dos quais 95,5% são leves. Agora, Pernambuco totaliza 608.586 casos confirmados da doença, número que inclui as 541.323 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 28 óbitos, ocorridos entre os dias 11/03/2021 e 30/08/2021. O total de mortes pela Covid-19 no Estado é de 19.411.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 | Pernambuco já aplicou 8.130.750 doses de vacinas contra a Covid-19 em sua população. Destas, 5.590.053 foram primeiras doses. Ao todo, 2.540.697 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais. Mais detalhes aqui: https://cutt.ly/mWxXfMt

🟢 PLANO DE CONVIVÊNCIA 🟢 | A partir de hoje (1), a realização de eventos-teste em Pernambuco já pode ser solicitada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Confira as regras vigentes no Plano de Convivência com a Covid-19 para estas e outras atividades:

🎊 Eventos culturais e shows:

✔️ Presença de até 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. Público sentado e com obrigatoriedade de uso de máscara, quando não estiver consumindo comida ou bebida.

✔️ Duração de, no máximo, sete horas, com horário limite de meia-noite e controle seguro de esquema vacinal.

✔️ 80% da venda dos ingressos será para pessoas com a 2ª dose da vacina, com acesso permitido a partir do 15° dia após a aplicação, ou para quem tomou a vacina de dose única. Os demais 20% serão para pessoas com a 1ª dose e teste de antígeno realizado no mínimo 24h antes do evento, ou teste RT-PCR negativo realizado 48h antes do evento.

✔️ O público deve realizar o teste RT-PCR entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, sendo esse passo de responsabilidade da produção/organização do evento.

🏊🏾‍♂️ Eventos esportivos – É permitida a presença de torcida com até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em competições esportivas, com exceção do futebol profissional.

🧑🏽‍💻 Eventos corporativos – A capacidade é de 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. É permitida a música ao vivo, mas sem espaço para dança. A partir de 300 pessoas, é necessário o controle seguro de esquema vacinal, da mesma forma que nos eventos culturais.

🥂 Eventos sociais/Buffet – Podem funcionar das 8h à meia-noite, diariamente, com capacidade de 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 100 pessoas, é necessário o controle seguro de esquema vacinal.

📚 Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico – Podem funcionar das 8h à meia-noite, diariamente, com capacidade de 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, é necessário o controle seguro de esquema vacinal.

🍔 Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes) – Podem funcionar das 5h à meia-noite, diariamente, com 70% da capacidade do local. As mesas devem ter até dez pessoas, com distanciamento de 1 metro e meio entre uma e outra.

🏋🏻‍♀️ Academias e similares – Permanecem funcionando das 5h à meia-noite, todos os dias, com capacidade de 50% nos aparelhos de cardio.

🛍️ Shopping centers, galerias comerciais e feiras de negócios – Permanecem podendo funcionar das 9h à meia-noite, diariamente, com um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um a cada 10 metros nas áreas de circulação.

🤹🏼 Cinema, teatro e circo – Permanecem podendo funcionar das 9h à meia-noite, diariamente, com capacidade de 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor.

🎨 Museus e demais equipamentos culturais – Permanecem podendo funcionar das 9h à meia-noite, diariamente. Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas internas, e um a cada 10 metros nas externas.

🏸 Clubes sociais – Continuam funcionando das 5h à meia-noite, todos os dias. Também continua proibido o funcionamento das saunas.

🙏🏾 Igrejas e templos religiosos – Permanece a capacidade de 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor.

💻 Para mais informações sobre como solicitar os eventos-teste, acesse www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

📰 OUTRAS NOTÍCIAS 📰

👩🏾‍🌾 CHAPÉU DE PALHA 👨🏿‍🌾| O governador Paulo Câmara enviou hoje à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de Lei que garante o pagamento de quatro parcelas, no valor de até R$ 271,10, às famílias de trabalhadores da cana-de-açúcar e pescadores artesanais desempregados em virtude da entressafra que não são beneficiários do programa Chapéu de Palha, mas que possuem os requisitos para estar cadastrados.

📍 A iniciativa vai beneficiar mais de quatro mil famílias em 58 municípios pernambucanos, por meio do Cartão Social Emergencial. O investimento no programa é de R$ 3,6 milhões.

🗞️ FAKE NEWS | Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews .

🔬 ONDE FAZER TESTES:

⏳ Sem agendamento: Geraldão e Centro de Convenções.

⏰ Com agendamento: Acesse www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe o app em celulares Android.

📑 PROTOCOLOS => Consulte as instruções para funcionamento de todos os setores econômicos: https://bit.ly/3gDeiCw .

✒️ Para assinar o boletim diário do GovernoPE no WhatsApp envie uma mensagem para (81) 9488-3776 e salve esse contato na agenda do seu celular.

⛔ Para cancelar o recebimento do boletim responda essa mensagem dizendo CANCELAR.