Terça-feira, 31/08/2021

💉MAIS VACINAS💉 | Mais uma remessa com 42.120 doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou, ontem (30), a Pernambuco. Os imunizantes serão utilizados para aplicação de segundas doses nos grupos prioritários de pessoas com comorbidades ou deficiência. A remessa foi enviada para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficará à disposição dos municípios.

➡️ Desde o início da campanha de vacinação, chegaram ao Estado 9.920.610 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.133.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.429.280 da Coronavac/Butantan, 2.185.560 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados 508 casos de Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta terça (31), dos quais 93,5% são leves. Agora, Pernambuco totaliza 607.529 casos confirmados da doença, número que inclui as 540.199 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 13 óbitos, ocorridos entre os dias 10/06/2021 e 30/08/2021. O total de mortes pela Covid-19 no Estado é de 19.383.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 | Pernambuco já aplicou 8.023.254 doses de vacinas contra a Covid-19 em sua população. Destas, 5.525.936 foram primeiras doses. Ao todo, 2.497.318 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais. Mais detalhes aqui: https://cutt.ly/5WlwNHt

🎊 EVENTOS -TESTES🎊| Em mais um avanço no Plano de Convivência, a partir de amanhã (1°), a realização de eventos-teste com até 1,2 mil pessoas (ou 50% da capacidade do local, o que for menor) poderá ser solicitada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

📱 Para promover um retorno seguro, o Governo Estadual lançou o programa Selo Passe Seguro PE. Empresas e startups de tecnologia irão desenvolver ferramentas para verificar as informações sobre o esquema vacinal e testes de RT-PCR negativos dos presentes nos eventos, além de inibir fraudes com a criação de carteira digital e QR code. Confira: www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

✔️ Os eventos-teste poderão durar, no máximo, sete horas, com horário limite de meia-noite e controle seguro de esquema vacinal.

✔️ 80% da venda dos ingressos será para pessoas com a 2ª dose da vacina, com acesso permitido a partir do 15° dia após a aplicação, ou para quem tomou a vacina de dose única. Os demais 20% serão para pessoas com a 1ª dose e teste de antígeno realizado no mínimo 24h antes do evento, ou teste RT-PCR negativo realizado 48h antes do evento.

✔️ O público deve realizar o teste RT-PCR entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, sendo esse passo de responsabilidade da produção/organização do evento.

✔️ Todos devem permanecer sentados e é obrigatório o uso da máscara, quando a pessoa não estiver consumindo comida ou bebida.

➡ Confira o protocolo especial para os eventos-teste: https://cutt.ly/lWhcdJi

📱 APOIO EMOCIONAL 🫂| A partir do mês de setembro, a Secretaria Estadual de Saúde migra os atendimentos do serviço de teleacolhimento Acolhe SES para o Atende em Casa, desmobilizando o 0800 utilizado anteriormente. A ferramenta pode ser acessada tanto pelos trabalhadores de saúde quanto pela população em geral. Acesse: www.atendeemcasa.pe.gov.br

🚌 TRANSPORTE ESCOLAR 🚌| O governador Paulo Câmara enviou à Assembleia Legislativa, hoje (31), projeto que altera a Lei 13.463/2009, que implementa o Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE). A proposta aumenta em 40% o repasse financeiro aos municípios que oferecem, para os alunos da zona rural, condução de ida e volta da escola. O Governo do Estado irá investir mais de R$ 16 milhões no programa.

📍 “Neste momento de retomada, quando muitos municípios estão voltando às aulas presenciais, é muito importante que o transporte escolar esteja funcionando. Vamos continuar valorizando a educação pública do nosso Estado, que é a melhor do Brasil, mas ainda temos muito em que avançar, e vamos fazer isso junto com os municípios”, destacou Paulo Câmara.

🤝🏽Atualmente, dos 184 municípios pernambucanos, apenas três não necessitam de transporte escolar, por não receberem estudantes da zona rural. Dos 181 que prestam o serviço, 168 são parceiros e aderiram ao PETE. Aos demais, o Estado oferta o transporte de forma direta. A ideia é que, com o reajuste, esses municípios também façam a adesão ao programa.

🚒 BOMBEIROS 🚒 | O governador Paulo Câmara entregou, hoje (31), cinco viaturas de combate a incêndio, do modelo Auto Bomba Tanque e Salvamento, que serão destinadas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O investimento para aquisição dos veículos foi de R$ 3,1 milhões, oriundo de emendas parlamentares apresentadas pela bancada federal de Pernambuco.

🗞️ FAKE NEWS | Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews .

⏳ Sem agendamento: Geraldão e Centro de Convenções.