|| PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #560 ||

Quinta-feira, 26/08/2021

💉 TERCEIRA DOSE 👨🏾‍🦳| A Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), composta pelo Estado e municípios pernambucanos, discutiu, hoje (26), a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para as pessoas com imunossupressão e idosos a partir dos 70 anos, com base nas informações repassadas pelo Ministério da Saúde (MS). A expectativa do MS é que a aplicação comece em setembro.

👉🏾 Segundo o MS, pessoas imunossuprimidas deverão fazer o reforço vacinal a partir do 28º dia após a segunda dose. Já os idosos devem fazer seis meses após a segunda dose. O objetivo é ampliar a resposta imune do organismo nos públicos considerados mais suscetíveis à doença. Prioritariamente, serão utilizados os imunizantes da Pfizer. De maneira alternativa, poderão ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca.

👉🏾 O MS também informou que, em setembro, reduzirá o intervalo entre a primeira e segunda dose das vacinas da Pfizer e Astrazeneca para a partir de 60 dias, ao invés de 90. O Estado já havia pactuado essa medida, a depender de estoque de dose 2 nos municípios.

💉 DISTRIBUIÇÃO DE DOSES 📝| Para equalizar o envio de primeiras doses das vacinas para os municípios, assim como vem sendo feito pelo Governo Federal entre os Estados, o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) passará a distribuir as primeiras doses proporcionalmente ao quantitativo que falta para cada município.

🔬TESTAGEM 🔬| Além de avançarem na vacinação e na conclusão dos esquemas vacinais, os municípios precisam estar atentos ao programa Testa PE, iniciativa que oferta teste rápido de antígeno para detecção da Covid-19. Os testes já foram repassados às cidades, que devem testar pessoas sintomáticas e seus contactantes, além de fazer exames em assintomáticos.

💉 MAIS VACINAS 💉| Pernambuco recebeu, hoje (26), um novo lote com mais 214,6 mil doses da vacina contra Covid-19 da Coronavac/Butantan, que será destinado ao avanço da imunização por faixa etária, garantindo a primeira e segunda doses. A remessa será enviada para às Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficará à disposição dos municípios.

➡️ Ao longo desta campanha de vacinação, chegaram ao Estado 9.670.860 doses de vacina contra Covid-19. Desse total, 4.059.270 foram da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.429.280 da Coronavac/Butantan, 2.010.060 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados 527 casos de Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta quinta (26), dos quais 95% são leves. Agora, Pernambuco totaliza 605.520 casos confirmados da doença, número que inclui as 536.625 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 8 óbitos, ocorridos entre os dias 08/05/2021 e 24/08/2021. O total de mortes pela Covid-19 no Estado é de 19.337.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 | Pernambuco já aplicou 7.682.020 doses de vacinas contra a Covid-19 em sua população. Destas,5.305.801 foram primeiras doses. Ao todo, 2.376.269 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais. Mais detalhes aqui: https://cutt.ly/pWiLIep

🌵 SERTÃO CENTRAL 🌵| O governador Paulo Câmara iniciou, hoje (26), o quarto giro pelo Estado, com uma série de compromissos no Sertão Central, envolvendo ações do Plano Retomada, anunciado no início de agosto. Os investimentos em infraestrutura, educação e desenvolvimento econômico na região, que somam R$ 286,4 milhões, deverão gerar 2,5 mil empregos.

🚧 AÇÕES 🛻| Na manhã de hoje (26), o governador esteve na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Manoel Joaquim Leite, em Cedro, onde acompanhou ações do programa Governo Presente e autorizou a licitação do projeto e das obras de implantação da PE-475, no acesso ao distrito de Barro Branco. A rodovia vai melhorar a mobilidade de 11 mil moradores e facilitar o escoamento agrícola local.

👉🏾 “Estaremos, nesses dois dias, anunciando obras de estradas, saneamento, água e investimentos na educação e saúde do Sertão Central, além de parcerias na área da agricultura familiar. Queremos gerar emprego e renda para superarmos juntos esse momento difícil por que passa o País”, destacou Paulo Câmara.

🥅 QUADRAS 🥅 | Paulo Câmara também anunciou a construção de duas quadras cobertas: uma na EREM Professor Manoel Joaquim Leite e outra na Escola Waldicleyton da Silva Menezes, em Cedro. Já em Serrita, quem ganhou o equipamento foi o EREM Desembargador João Paes.

🚰 SISTEMA ADUTOR 🚰 | Em Serrita, o governador autorizou a licitação das obras do novo sistema adutor do município, que irá eliminar o rodízio de água na região, beneficiando sete mil pessoas. O investimento é de R$ 10,8 milhões.

🛣️ MALHA VIÁRIA 🛣️| Reforçando a malha viária do Estado, Paulo Câmara autorizou a restauração dos 34 Km da PE-507, saindo do entroncamento da rodovia até o Parque Estadual João Câncio, no Sítio Lajes, onde acontece anualmente a Missa do Vaqueiro. A requalificação beneficiará mais de 93 mil pessoas do Sertão Central.

👩🏽‍💻 CENTRAL DE OPORTUNIDADES 👩🏽‍💻| O governador também anunciou a instalação da nova Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE) em Serrita, equipamento que vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas, incluindo a população de cidades vizinhas, como Parnamirim, Cedro e Terra Nova.

📍Os projetos de anistia de débitos do IPVA e de geração de 20 mil empregos, criados por meio do Plano Retomada, estão em análise na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

🗞️ FAKE NEWS | Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews .

⏳ Sem agendamento: Geraldão e Centro de Convenções.