|| PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #559 ||

Quarta-feira, 25/08/2021

🟢 PLANO DE CONVIVÊNCIA 🟢 | O Governo de Pernambuco anunciou, hoje (25), novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda (30), eventos-teste de até 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, poderão ser solicitados à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Confira os detalhes:

✔️ Os eventos-teste poderão durar, no máximo, sete horas, com horário limite de meia-noite e controle seguro de esquema vacinal.

✔️ 80% da venda dos ingressos será para pessoas com a 2ª dose da vacina, com acesso permitido a partir do 15° dia após a aplicação ou 1ª dose, no caso de vacina de dose única. Os demais 20% serão para pessoas com a 1ª dose e teste de antígeno realizado no mínimo 24h antes do evento, ou teste RT-PCR negativo realizado 48h antes do evento.

✔️ O público deve realizar o teste RT-PCR entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, sendo esse passo de responsabilidade da produção/organização do evento.

✔️ Todos devem permanecer sentados e é obrigatório o uso da máscara, quando a pessoa não estiver consumindo comida ou bebida.

✔️ Eventos corporativos, colações de grau, aulas da saudade e cultos ecumênicos poderão ser realizados com 500 pessoas ou 80% da capacidade do local, o que for menor. Será permitida a música ao vivo, sem espaço para dança. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle de esquema vacinal.

✔️ Eventos sociais/buffet poderão funcionar das 8h à meia-noite, todos os dias da semana. A capacidade aumenta para 300 pessoas ou 80% da capacidade do local, o que for menor. A partir de 100 pessoas, será necessário o controle de esquema vacinal.

📍 O Passe Seguro PE, selo lançado semana passada pelo governo estadual, certificará os aplicativos que garantirão o acesso a esses eventos e shows. Mais informações no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

📉 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS 📉| O cenário epidemiológico em Pernambuco se mantém nos menores patamares desde o início da pandemia. Na Semana Epidemiológica (SE) 33 (15 a 21/08), houve uma redução de 10% nas solicitações de UTI em relação à SE 32 (8 a 14/08), e de 15% em relação a SE 31 (1 a 7/08). Foram registrados 298 pedidos, menor quantitativo desde abril do ano passado. Atualmente, a rede pública contabiliza pouco mais de 450 pacientes internados em UTI.

➡️ Segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no mês de julho, 58% dos registros de casos graves da Covid-19 em Pernambuco foram de pessoas não vacinadas, e 31,6% eram pacientes que não completaram o esquema vacinal.

💉 UNIDOS PELA VACINA 🚚 | Pernambuco recebeu, hoje (25), a doação de três ultra freezers, 160 monitores eletrônicos de temperatura (dataloggers) para caixas térmicas, seis computadores e três notebooks, que irão auxiliar na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado. O material foi entregue pelo movimento Unidos pela Vacina, criado pela presidente do Grupo Mulheres do Brasil (GMB), Luiza Helena Trajano, e o Instituto de Desenvolvimento do Varejo.

🥡 O Unidos pela Vacina já havia doado ao Estado 30 geladeiras do tipo câmara fria, que foram encaminhadas à sede do Programa Estadual de Imunização e ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados 662 casos de Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta quarta (25), dos quais 95,9% são leves. Agora, Pernambuco totaliza 604.993 casos confirmados da doença, número que inclui as 536.047 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 15 óbitos, ocorridos entre os dias 28/10/2020 e 24/08/2021. O total de mortes pela Covid-19 no Estado é de 19.329.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 | Pernambuco já aplicou 7.602.285 doses de vacinas contra a Covid-19 em sua população. Destas, 5.253.764 foram primeiras doses. Ao todo, 2.348.521 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais. Mais detalhes aqui: https://cutt.ly/qWyocmd

🔵 GÁS NATURAL 🔵| O governador Paulo Câmara assinou, ontem (24), um acordo inédito com a empresa Shell do Brasil, que vai permitir, a partir de 2022, que a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) passe a contar com mais uma supridora de gás natural, além da Petrobras e da New Fortress.

➡️ “Essa parceria é um sonho antigo nosso, de ampliar a expansão do gás para todo o Estado. Pernambuco avançou nesse processo de interiorização do desenvolvimento, mas precisávamos de mais oferta, precisávamos chegar a locais que têm potencial”, comemorou Paulo Câmara.

⛽ A partir do ano que vem, a Copergás receberá um suprimento de 750 mil m³/dia de gás natural da Shell, o que representa cerca de 50% do mercado não-termelétrico atendido pela empresa pernambucana. Já em 2023, esse volume adquirido passará a 1 milhão de m³/dia, correspondendo a 66% do que é destinado aos segmentos não-termelétricos.

🗞️ FAKE NEWS | Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews .

⏳ Sem agendamento: Geraldão e Centro de Convenções.