||PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #420||

Quinta-feira, 08/04/2021

💉MAIS VACINAS💉 | Pernambuco recebeu hoje mais 187.400 vacinas contra a Covid-19. As 102.000 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 85.400 da Coronavac/Butantan possibilitarão avançar na aplicação da primeira dose de idosos entre 65 e 69 anos e de trabalhadores das forças de segurança e salvamento, além da segunda dose para idosos de 70 a 74 anos e a partir dos 85 anos de idade. Os municípios pernambucanos já aplicaram mais de 85% das vacinas destinadas à primeira dose, e estão mobilizados para ofertar a segunda em tempo oportuno, de acordo com o tipo do imunizante aplicado.

➡️ Com a nova remessa, sobe para 1.639.960 o número de doses da Coronavac/Butantan e para 380.970 da Astrazeneca/Fiocruz recebidas pelo Estado, totalizando 2.020.930 imunizantes.

👩🏾‍⚕️ RESULTADOS 👨🏽‍⚕️ | Os esforços para vacinar contra a Covid-19 os trabalhadores da saúde já começam a apresentar resultados, com a estabilidade da doença após o início da imunização. Entre a Semana Epidemiológica (SE) 40, em outubro, e a SE 53, em dezembro de 2020, a média de casos graves em profissionais da categoria foi de quatro registros. Com o início, este ano, da vacinação neste público, a média de casos se manteve estável, com três registros semanais.

➡️ Já no público em geral, entre a SE 40 (outubro) e a SE 53 (dezembro) de 2020, a média semanal de casos graves foi de 266 ocorrências. Entre a SE 03 de 2021 e a SE 13 (28/03 a 03/04), essa média pulou para 500 casos semanais – sendo 531 o menor número e 828 o maior.

📄 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS 📄| Pernambuco continua observando uma desaceleração da doença, mas o cenário ainda é preocupante. Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), pela primeira vez desde o final de janeiro, apresentaram queda de 2,2%, em comparação com a semana passada. As solicitações de internação em UTI, pela primeira vez neste ano, registram queda por duas semanas seguidas (- 11%). Segundo levantamento da Organização PanAmericana da Saúde (OPAs/OMS), o Estado registrou a menor taxa de mortalidade do País nos últimos 30 dias.

💉 INFLUENZA 💉 | Começa, na próxima segunda (12), a imunização contra a influenza, que pretende contemplar mais de 3,5 milhões de pessoas, em três etapas, até o mês de julho. Nesta primeira fase (até 10/05), serão priorizadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas e população indígena de 6 meses a 8 anos.

➡️ As 338.400 doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde já foram distribuídas a todas as 12 Gerências Regionais de Saúde, e a SES-PE encaminhou mais de 4 milhões de seringas e agulhas para operacionalizar a campanha. A vacina protege contra três cepas do vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B, e a expectativa é vacinar, no mínimo, 90% do público prioritário.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 |Pernambuco já aplicou 1.274.254 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 991.876 foram primeiras doses. No total, 282.378 pessoas finalizaram o esquema. Mais detalhes sobre grupos prioritários e doses aplicadas no boletim completo (link abaixo).

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados 2.884 casos de Covid-19 pela SES-PE nesta quinta (8), dos quais 93% são leves. Agora, Pernambuco totaliza 364.354 casos confirmados da doença, número que inclui as 307.902 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 82 óbitos, ocorridos entre os dias 24/09/2020 e 07/04/2021. O total de mortes por Covid-19 em Pernambuco é de 12.623.

=> Leia o boletim completo: https://cutt.ly/pcCiVNa

🔈 OUTRAS NOTÍCIAS 🔈

📉 PACTO PELA VIDA 📉 | Pernambuco registrou, em 2021, o primeiro trimestre menos violento em sete anos, com o menor número de homicídios desde 2014. O dado foi apresentado hoje, em reunião do Pacto pela Vida comandada pelo governador Paulo Câmara. A redução foi de 16%, em relação ao mesmo período de 2020. Março também foi o 43º mês consecutivo de redução nos roubos e furtos no Estado, que registrou queda de 25% neste indicador no trimestre, em comparação com 2020.

🌉 PONTE 🌉| O governador entregou, hoje (8), a nova ponte sobre o Rio Doce, que restaura a ligação com o centro comercial da cidade de Santa Cruz do Capibaribe. A obra, que custou cerca de R$ 1 milhão, beneficia mais de 100 mil pessoas e faz parte de uma série de intervenções que atenderão o Agreste Setentrional – entre elas, a Adutora do Alto Capibaribe, que irá acelerar a chegada da água da transposição do rio São Francisco na região.

🛣️ CAMINHOS DE PERNAMBUCO 🛣️ | Lançado em 2019, é o maior programa de reestruturação da malha viária da história de Pernambuco, que atualmente investe cerca de R$ 220 milhões em ações viárias e R$ 65 milhões em serviços de manutenção rotineira.

🗞️ FAKE NEWS | Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

⏳ Sem agendamento: Geraldão, Ceasa e Centro de Convenções.

📑 PROTOCOLOS => Consulte as instruções para funcionamento de todos os setores econômicos: https://bit.ly/3gDeiCw.

📞 Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

🔬 Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31.