Terça-feira, 16/03/2021

💉 MAIS VACINAS 💉| Pernambuco receberá, hoje à noite (16), mais 198.600 vacinas contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan. Os imunizantes, provisionados para as duas doses, permitirão avançar na vacinação dos idosos entre 75 e 79 anos e dos trabalhadores de saúde. Com esta remessa, o número de doses recebidas pelo Estado será de 1.052.960.

🛌 LEITOS 🛌| O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, pôs em funcionamento, hoje (16), dez leitos de UTI pediátricos. Com isso, a unidade soma 30 vagas de UTI (20 neonatais e 10 pediátricas). Também foram abertos quatro leitos de UTI adulto no Hospital do Tricentenário, em Olinda.

➡️ A Rede Estadual de Saúde conta, hoje (16), com um total de 2325 leitos, sendo 1.265 de UTI, exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19.

😷 Mesmo com o esforço do Governo para abrir novos leitos, o uso correto das máscaras, a adoção das medidas de higiene e a manutenção do distanciamento e isolamento social são fundamentais para vencermos a doença. Faça sua parte.

👨🏽‍💻 VIDEOCONFERÊNCIAS 👩🏻‍💻 | O governador Paulo Câmara comandou, hoje (16), reuniões por videoconferência com prefeitos das quatro macrorregiões de Pernambuco para discutir as preocupações e demandas dos municípios em relação ao enfrentamento da Covid-19. Na ocasião, o governador reforçou a importância da colaboração de todos no cumprimento das medidas restritivas que começam a vigorar na próxima quinta-feira (18).

➡️ De acordo com o secretário estadual de Planejamento e Gestão Alexandre Rebêlo, presente às reuniões, o intuito foi atualizar os dados de saúde de cada macrorregião e alinhar as ações implementadas, além de manter um canal permanente de diálogo com os municípios. Também presente, o secretário estadual de Saúde, André Longo, defendeu que as novas medidas são extremamente necessárias para superar o momento atual com mais vidas salvas.

🏥 SERVIÇOS DE SAÚDE 🏥 | Em meio à atual situação de emergência em saúde pública, e pela necessidade de destinar maior número de profissionais e leitos para o atendimento de pacientes da Covid 19, a SES-PE publica, amanhã (17), portaria que normatiza e faz recomendações sobre o funcionamento dos serviços de saúde em todo o território pernambucano.

➡️ A orientação é que, entre os dias 18 e 28 de março, os procedimentos diagnósticos, terapêuticos e ambulatoriais, cujo adiamento não traga danos à saúde dos pacientes, sejam remarcados em todo o Estado. As cirurgias eletivas, nas unidades da rede assistencial pública e privada, que demandem internação hospitalar, continuam suspensas. Os centros de testagem para a Covid-19 e o processo de vacinação não serão afetados. Saiba mais: https://cutt.ly/sz0SAkH

📞OUVIDORIA📞 | A Ouvidoria-Geral ampliou seu atendimento para esclarecer as dúvidas da população sobre o Decreto nº 50.433/21, publicado hoje (16) no Diário Oficial do Estado. O decreto intensifica as medidas restritivas adotadas para frear o avanço da Covid-19 em Pernambuco.

➡️ A partir de amanhã (17), o telefone 162 (ligação gratuita de telefone fixo ou celular) funcionará das 7h às 19h, de domingo a domingo. Também é possível se informar pelos sites www.pecontracoronavirus.pe.gov.br ou www.ouvidoria.pe.gov.br ou ainda pelo e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br). As demandas, exclusivamente sobre a quarentena, serão respondidas em até 24h.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 |Pernambuco já aplicou 642.824 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 471.077 foram primeiras doses. No total, 171.747 pessoas finalizaram o esquema. Confira:

👩🏿‍⚕️ Trabalhadores da saúde – 183.890 (1° dose) e 128.701 (2° dose)
🏹 Povos indígenas aldeados -24.273 (1° dose) e 23.161 (2° dose)
👨🏽‍🦳 Idosos institucionalizados – 6.097 (1° dose) e 4.300 (2° dose)
👴🏾🧑🏽‍ Idosos (70 a 74 anos) – 27.762 (1° dose)
👩🏽‍🦳 Idosos (75 a 79 anos) – 60.174 (1° dose)
👵🏿 Idosos (entre 80 e 84 anos) – 83.940 (1° dose) e 14.436 (2° dose)
👵🏽 Idosos (85 anos e mais) – 83.534 (1° dose) e 529 (2° dose)
👩🏼‍🦽 Pessoas com deficiência institucionalizadas – 867 (1° dose) e 620 (2° dose)

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados 2.482 casos de Covid-19 pela SES-PE nesta terça (16), dos quais 93% são leves. Agora, Pernambuco totaliza 320.931 casos confirmados da doença, número que inclui as 275.733 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 60 óbitos, ocorridos entre os dias 27/12/2020 e 15/03/2021. Agora, o total de mortes em Pernambuco é de 11.471.

👶🏾SIM-P 👧🏼| A Secretaria Estadual de Saúde informa que não foram registrados novos casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P). Até o momento, continuam as 28 ocorrências já divulgadas: 26 evoluíram para cura e alta hospitalar e 2 vieram a óbito.

=> Leia o boletim completo: https://cutt.ly/Dz0bduw

🎙️PODCAST 🎙️| O Governo de Pernambuco lançou a série de podcasts Vacinação 2021, criada para informar e esclarecer sobre o papel das vacinas na nossa saúde. O 1º episódio trata do tema “A vacina no Brasil: mais de 30 anos sem pólio”. Para ouvir, acesse www.portalpesaude.pe.gov.br/vacinacao-2021

🗞️FAKE NEWS |Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

⏳ Sem agendamento: Geraldão, Ceasa e Centro de Convenções.

📑 PROTOCOLOS => Consulte as instruções para funcionamento de todos os setores econômicos: https://bit.ly/3gDeiCw.

📞 Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

🔬 Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31.