Segunda-feira, 15/03/2021

🚫 QUARENTENA 🚫|Após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, o Governo de Pernambuco decretou, a partir da próxima quinta (18) e até o dia 28 de março, quarentena em todo o território estadual. Só as atividades essenciais serão permitidas. A decisão, comunicada pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, tem o objetivo de conter o novo avanço da doença, que pressiona o sistema de saúde estadual, atualmente com taxa de ocupação de UTI acima dos 95%. Leia aqui o decreto com as novas determinações: https://cutt.ly/PzVCexC

🤝 “Estamos em um novo pico da crise. É preciso reverter essa tendência para proteger cada vida e vencer. Adotamos novas medidas sociais e econômicas buscando reduzir o impacto da pandemia, mesmo diante de uma crise que também atinge o governo”, destacou o governador, ressaltando que uma decisão nesse sentido não é simples, mas não pode haver omissão de nenhuma das partes envolvidas. “Nenhum governo vai vencer essa doença sozinho. Só é possível superar a pandemia se cada um de nós for agente de proteção, de cuidado, guerreiros e guerreiras da vida”. Confira o pronunciamento 🎥: https://youtu.be/ywAKlwfkHUM

❌ Durante o período de quarentena, NÃO PODERÃO FUNCIONAR:

– bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais;

– óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares;

– comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho;

– escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas;

– praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais.

Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

✅ ESTÃO AUTORIZADOS A FUNCIONAR:

– supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis;

– futebol profissional sem público;

– petshop; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público;

– indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção;

– materiais e equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.

🛌 VAGAS DE UTI 🛌|Hoje (12), entraram em operação mais oito vagas de UTI para pacientes com Srag, no Hospital Neurocárdio, em Petrolina, aumentando para 15 o número de UTIs no serviço. Apenas na última semana, 180 novas vagas de UTI foram disponibilizadas em várias regiões do Estado, totalizando 2.321 leitos em todo o território pernambucano (1.253 de UTI).

➡️ A expectativa é que, nas próximas horas, mais 12 leitos de UTI do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife, passem a receber pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos do Estado. Amanhã (16), outros dez leitos de UTI pediátrica entram em funcionamento no Imip. Além disso, continua aberto edital para contratar vagas nas redes privada e filantrópica.

📈 O secretário de planejamento e gestão Alexandre Rebelo, na coletiva de hoje (15), explicou que há cinco dias Pernambuco vem internando mais de 100 pessoas em leitos de UTI diariamente. “Nós nunca tivemos tantas pessoas internadas em leitos públicos de UTI desde 12 de março de 2020. Foi por esse motivo e pela enorme pressão sobre o sistema de saúde do Estado que o Governo de Pernambuco decretou a quarentena”, disse Rebelo.

🌬️ RESPIRADORES 🌬️ |Para reforçar a assistência aos pacientes com Covid-19, Pernambuco recebeu mais 75 respiradores, que serão enviados para diversos hospitais da rede estadual. Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) adquiriu outros 79 respiradores, totalizando 519. Mais 75 respiradores chegarão ao estado nos próximos dias.

➡️ O levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de 2019, apontou que Pernambuco já tinha, antes da pandemia, a 8ª melhor proporção de respiradores por habitantes do País e mais de 75% destes aparelhos estavam em funcionamento na rede pública.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 |Pernambuco já aplicou 626.598 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 457.496 foram primeiras doses. No total, 169.102 pessoas finalizaram o esquema. Confira:

👩🏿‍⚕️ Trabalhadores da saúde – 182.653 (1° dose) e 126.680 (2° dose)

🏹 Povos indígenas aldeados – 24.273 (1° dose) e 23.161 (2° dose)

👨🏽‍🦳 Idosos institucionalizados – 6.097 (1° dose) e 4.286 (2° dose)

👴🏾🧑🏽‍ Idosos (70 a 74 anos) – 20.629 (1° dose)

👩🏽‍🦳 Idosos (75 a 79 anos) – 57.154 (1° dose)

👵🏿 Idosos (entre 80 e 84 anos) – 82.295 (1° dose) e 14.027 (2° dose)

👵🏽 Idosos (85 anos e mais) – 83.518 (1° dose) e 328 (2° dose)

👩🏼‍🦽 Pessoas com deficiência institucionalizadas – 867 (1° dose) e 620 (2° dose)

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados 921 casos de Covid-19 pela SES-PE nesta segunda (15), dos quais 92% são leves. Agora, Pernambuco totaliza *318.449 casos confirmados da doença, número que inclui as 273.219 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 28 óbitos, ocorridos entre os dias 21/10/2020 e 14/03/2021. Agora, o total de mortes em Pernambuco é de 11.411.

=> Leia o boletim completo: https://cutt.ly/0zVKQfq

🗞️FAKE NEWS |Não repasse fake news! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

🔬 ONDE FAZER TESTES:

⏳ Sem agendamento: Geraldão, Ceasa e Centro de Convenções.

⏰ Com agendamento: Acesse www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe o app em celulares Android.

📑 PROTOCOLOS => Consulte as instruções para funcionamento de todos os setores econômicos: https://bit.ly/3gDeiCw.

📞 Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

🔬 Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31.

✒️ Para assinar o boletim diário do GovernoPE no WhatsApp envie uma mensagem para (81) 9488-3776 e salve esse contato na agenda do seu celular.

⛔ Para cancelar o recebimento do boletim responda essa mensagem dizendo CANCELAR.