||PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #342||

Quarta-feira, 20/01/2021

🚫RESTRIÇÃO🚫| O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco decidiu, com base nos indicadores epidemiológicos desta semana, proibir, a partir da próxima segunda-feira (25/01), *a realização de eventos corporativos e sociais*. A restrição, anunciada durante a coletiva online do Governo de Pernambuco nesta quarta-feira (20), é válida por 30 dias.

📈INDICADORES📈| Esta semana, Pernambuco registrou leve flutuação nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), com 708 casos notificados – uma diferença de apenas 27 casos (3%) em relação a semana 1 e um aumento de 17% na comparação de 15 dias. Em relação às solicitações de leitos na Central de Regulação Estadual, entre as duas primeiras semanas deste ano houve redução de 10% nos pedidos de vagas de enfermaria, mas um aumento de 5,3% nos pedidos de internação nas UTIs.

🌳PARQUES🌳|Durante a coletiva, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que o abandono da máscara tornou-se preocupante nos parques públicos. “Caso não haja uma melhora no comportamento social nesses espaços e as prefeituras não sejam mais rigorosas na fiscalização, iremos avaliar o fechamento dos parques em todo Estado”, advertiu. Longo ressaltou que, mesmo com o início da vacinação no Estado, continua necessário respeitar as normas sanitárias.

🏥OLINDA🏥|O Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque) iniciou, nesta quarta (20), a vacinação contra a Covid-19 nos trabalhadores de saúde atuantes no serviço. O Hospital foi aberto em abril de 2020 para compor a rede de assistência à Covid-19, e conta com 480 trabalhadores de saúde, que serão contemplados nessa primeira fase da vacinação.

▶️Diversas unidades estaduais também iniciaram hoje a vacinação dos seus trabalhadores de saúde. É o caso dos hospitais Agamenon Magalhães (HAM), da Restauração (HR), Otávio de Freitas (HOF), Getúlio Vargas (HGV) e Correia Picanço. Antes deles, os hospitais de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem e o Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

🛏️UNIDADES🛏️| Das 22 unidades do Estado com atendimento para os casos de Covid-19, quatro são exclusivas para os pacientes com a Covid-19: o antigo Alfa, em Boa Viagem, a antiga Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada e a UPAE, em Petrolina. Nesses quatro hospitais, que somados mobilizam 41% das vagas de UTI dos hospitais estaduais, a determinação da SES-PE é que todos os profissionais sejam vacinados.

💉VACINAS💉|Todos os 184 municípios pernambucanos e o Arquipélago de Fernando de Noronha já estão em posse das vacinas destinadas para esta primeira etapa da vacinação contra a Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (20), as cinco cidades da Mata Norte restantes fizeram a retirada do imunizante na XII Gerência Regional de Saúde (Geres). A entrega das vacinas para todas as 12 Geres foi feita em 18 horas após a chegada da primeira remessa do Ministério da Saúde.

📈BALANÇO📉| O acesso ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), para registro das doses da vacina aplicadas, só foi liberado na madrugada desta quarta-feira (20). Contudo, a plataforma vem apresentando instabilidade ao longo do dia. Dessa forma, os serviços estão sendo orientados a preencher os dados do usuário vacinado em formulários físicos para posterior envio. Em relação aos profissionais de saúde, até as 16h desta quarta (20), cerca de 1.100 trabalhadores vinculados às unidades sob gestão estadual já haviam sido vacinados.

📊 CORONAVÍRUS 📊| Foram confirmados 1.770 casos de Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta quarta-feira (20), dos quais 97% são leves. Agora, Pernambuco totaliza 244.814 casos confirmados da doença, número que inclui as 209.502 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 39 óbitos, ocorridos entre os dias 30/11/2020 e 18/01/2021. Agora, o total de mortes em Pernambuco é de 10.098.

=> Leia o boletim completo: https://cutt.ly/njDnNd

🔈OUTRAS NOTÍCIAS:🔈

🪴CAMPO NOVO🪴 |O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (20), a autorização para o início da entrega das sementes do Programa Campo Novo aos agricultores do Sertão de Pernambuco. Ao todo, serão distribuídas cerca de 500 toneladas de sementes. A aquisição do produto contou com um investimento de R$ 2,37 milhões e vai beneficiar cerca de 51 mil agricultores.

📝MATRÍCULA📝 Vai até a próxima sexta-feira (22) o prazo para fazer a matrícula do ano letivo de 2021 nas escolas da rede estadual de ensino. Estas vagas são remanescentes das etapas anteriores, ou aquelas que não foram efetivadas dentro do período disponível. O cadastro deve ser feito no site www.matricularapida.pe.gov.br. Entre 25 e 29 de janeiro, estudantes cadastrados neste segundo momento devem comparecer à escola para efetivar a matrícula. Mais informações no número 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado.

⏳ Sem agendamento: Geraldão, Ceasa e Centro de Convenções.

🗞️FAKE NEWS |Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

📑PROTOCOLOS => Consulte as instruções para funcionamento de todos os setores econômicos: https://bit.ly/3gDeiCw

📞Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

🔬Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31

✒️ Para assinar o boletim diário do GovernoPE no WhatsApp envie uma mensagem para (81) 9488-3776