||PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #340||

boletim

Segunda-feira, 18/01/2021

✨INÍCIO✨| Um ato simbólico na noite desta segunda-feira (18) marcou o início da vacinação, em Pernambuco, dos profissionais do plantão noturno do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife. Por volta das 22h, a primeira pernambucana foi vacinada contra a Covid-19 no Estado: a técnica de Enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos. Ela mora no Ibura e trabalha há três décadas no Huoc, sendo 25 anos na UTI de doenças infecciosas, o que a classifica como a mais antiga do setor. “Estou animada, ansiosa e feliz! É uma vitória, que se aproxima e chegou com a vacina. Temos que confiar nela”, disse Perpétua. Acostumada a lidar com pacientes com tétano, leptospirose e HIV, disse que viveu dias de “guerra” com os desafios da pandemia. “Não tínhamos tempo para nada”, disse. Assista aqui: 🎥 https://youtu.be/hNHFVBwWYrg

🛣️ MUNICÍPIOS 🛣️| As doses da vacina serão encaminhadas de forma equânime a todos os municípios pernambucanos, que irão retirar seus quantitativos nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) a partir da terça (19/01).

👩🏾‍⚕️PRIORITÁRIOS👵🏾 | O secretário estadual de Saúde, André Longo, pactuou com os gestores municipais, na tarde desta segunda-feira (18/01), as populações prioritárias para o primeiro momento da vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco, com as 270 mil unidades do imunizante da Coronavac/Butantan pelo Ministério da Saúde (MS), já contemplando a 1ª e a 2ª doses (135 mil para cada). Serão beneficiados, inicialmente, trabalhadores de saúde atuantes em UTIs e enfermarias de atendimento à Covid-19, além dos vacinadores, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.

📈PERCENTUAIS📈 | Com as doses enviadas, serão vacinados 34% dos trabalhadores de saúde pernambucanos (mais de 99 mil) e 100% dos demais públicos: 26,5 mil indígenas, 2,5 mil idosos institucionalizados e 130 pessoas com deficiência institucionalizadas. De acordo com orientação do MS, a 2ª dose deve ser aplicada em um período entre duas e quatro semanas após a primeira. O Estado ainda tem orientado que, neste momento, a vacinação ocorra nos serviços de saúde, nas instituições e aldeias, ou seja, indo até o público prioritário.

💉 INSUMOS💉| A SES-PE lembra que já foram encaminhadas, na última terça-feira (12/01), 1,5 milhão de seringas para todos os municípios pernambucanos iniciarem a campanha, e que há mais 2,5 milhões em estoque, além da previsão de receber ainda em janeiro outras 2,8 milhões e da aquisição de mais 7,5 milhões, totalizando 14,2 milhões de unidades.

📊 CORONAVÍRUS 📊| Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) confirmou 322 casos da Covid-19, sendo 90% leves. Pernambuco agora tem 241.409 casos da doença, número que inclui as 205.930 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 11 óbitos, ocorridos entre os dias 03/12/2020 e 17/01/2021. Agora, o total de mortes em Pernambuco é de 10.031.

=> Leia o boletim completo: http://bit.ly/3qs3dsE

🚗DRIVE THRU🚗 | O fluxo de entrada e saída de veículos no drive thru para teste de Covid-19 do Centro de Convenções (Cecon-PE) foi alterado. Os motoristas agora devem entrar pelo portão direito do Mirabilandia Park e sair pela antiga cancela de chegada, na Avenida Professor Andrade Bezerra. Dessa forma é possível organizar melhor os carros, que aguardam atendimento por ordem de chegada. A testagem ocorre sem a necessidade de marcação, de domingo a domingo, a partir das 8 horas, com capacidade para 400 exames/dia. Já os pedestres devem continuar se dirigindo ao antigo acesso. Nesse caso, a capacidade é de até 100 testes/dia. Entre 25/04/2020 e 11/01/2021, o Cecon realizou 48,5 mil exames.

🔬 ONDE FAZER TESTES:

⏳ Sem agendamento: Geraldão, Ceasa e Centro de Convenções.

⏰ Com agendamento: Acesse www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe o app em celulares Android.

📝SELEÇÃO🩺| Estão abertas as inscrições para a seleção pública simplificada da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com 828 vagas. Serão selecionados 258 médicos, 234 profissionais de diversas áreas de nível superior e 336 de nível médio. O objetivo é atender a necessidade temporária de excepcional interesse público provocada pelo novo coronavírus. Os profissionais serão lotados nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Os interessados têm até o dia 21/01 para se inscrever pelo ead.saude.pe.gov.br. O edital foi publicado na última quinta-feira (14/01) no Diário Oficial (DOE) e também está disponível no https://cutt.ly/djIOtW2.

>> Desde o início da pandemia, já foram convocados, por meio de seleções simplificadas, mais de 5,2 mil profissionais de saúde apenas para os serviços ligados diretamente à SES-PE. Ainda foram nomeados mais de 3 mil aprovados em concurso público, totalizando mais de 8,3 mil profissionais.

🗞️FAKE NEWS |Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

📑PROTOCOLOS => Consulte as instruções para funcionamento de todos os setores econômicos: https://bit.ly/3gDeiCw

📞Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

🔬Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31

✒️ Para assinar o boletim diário do GovernoPE no WhatsApp envie uma mensagem para (81) 9488-3776

⛔ Para cancelar o recebimento do boletim responda essa mensagem dizendo CANCELAR.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content