Sexta-feira, 11/09/2020

📈 BALANÇO 📉 | Pernambuco completa, neste sábado (12), seis meses da confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19. Após o período de aceleração da pandemia, em abril, e o pico da doença em maio, os principais indicadores vêm registrando uma queda que tem, inclusive, se acentuado ao longo das últimas duas semanas. A rede hospitalar também segue a tendência da diminuição, alcançando patamares de ocupação de antes da aceleração da doença. A análise foi apresentada hoje (11), em entrevista coletiva online do secretário estadual de Saúde, André Longo, com participação de Wanderson Oliveira, epidemiologista e ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, referência nacional na área, que apresentou estudo sobre a evolução da doença no Estado. Confira o estudo: https://bit.ly/2ZpkRT1

=> A positividade dos testes RT-PCR realizados na população pernambucana também vem caindo, saindo de mais de 60% em maio para os atuais 15%, ou seja, de cada 100 testes, 15 detectam o vírus. Já foram realizados quase 385 mil testes do Novo Coronavírus no Estado. A partir de hoje (11), a testagem será ampliada para todos os contatos domiciliares de casos positivos da doença, independente de apresentar sintomas.

=> Desde o início da pandemia, o Governo abriu mais de dois mil leitos para o atendimento de pacientes confirmados e suspeitos da Covid-19, sendo mais de 900 de UTI; e mobilizou cerca de 10 mil profissionais, entre concursados, aprovados em seleções e servidores que foram recrutados para a linha de frente ou para atuar na plataforma Atende em Casa.

🛤️PLANO DE CONVIVÊNCIA🛤️ | O Plano de Convivência com a Covid-19 completou cem dias, mas ainda é imprescindível cumprir o distanciamento social, o uso da máscara e as etiquetas de higiene para se proteger do novo coronavírus até existir uma vacina ou um tratamento eficaz. O Plano é baseado em um conjunto de indicadores e estruturado em 11 etapas, com uma matriz de risco de cinco níveis, considerando o estágio da pandemia em cada região do Estado, o risco sanitário do retorno de cada setor e a vulnerabilidade econômica de cada área.

🌬️RESPIRADORES🌬️ | A SES-PE recebeu mais* 20 respiradores* pulmonares para auxiliar no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Os equipamentos foram doados pelo Programa Unidos contra a Covid-19, da Fiocruz em parceria com a empresa telefônica Vivo. As áreas técnicas da Secretaria estão analisando os locais que receberão os respiradores nos próximos dias. Os novos equipamentos serão somados aos 530 ventiladores pulmonares disponibilizados pelo Governo de Pernambuco durante a pandemia.

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Nesta sexta (11), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.024 novos casos da Covid-19, sendo 96% leves. Agora, Pernambuco tem 135.643 casos confirmados e 117.349 pacientes recuperados da doença.

🔴 O boletim da SES também aponta 25 novos óbitos, ocorridos desde o dia 8 de maio. Das mortes informadas hoje, 11 (44%) ocorreram nos últimos três dias, sendo duas ontem (10), duas em 09/09 e sete em 08/09. Com isso, o Estado totaliza 7.817 mortes causadas pela Covid-19.

=> Leia o boletim da SES-PE completo: https://bit.ly/2GS93lQ

=> Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31

🎤LEI ALDIR BLANC 🎥| A partir de segunda (14), o Governo de Pernambuco inicia o cadastro de profissionais da área de cultura que buscam a Renda Básica Emergencial da Lei Aldir Blanc. O Estado será responsável por aplicar R$ 74 milhões para o projeto e no fomento a atividades culturais; e as prefeituras dos 184 municípios vão gerenciar o repasse de outros R$ 69 milhões aos espaços culturais, coletivos e empresas culturais que comprovarem ter interrompido as atividades por conta da pandemia, além de ficar responsáveis pelo fomento a projetos culturais. Confira as etapas e quem pode ter acesso ao benefício: https://bit.ly/2FukOho

=> Para se cadastrar, o profissional deve preencher o formulário na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.lab.mapacultural.pe.gov.br) até o dia 14 de outubro. Este primeiro momento é exclusivo para solicitação da Renda Emergencial, voltada às pessoas físicas. Nos próximos dias, a Secult divulgará informações sobre a convocatória que envolverá editais, chamadas públicas e prêmios.
⠀⠀
🏡 ATENDE EM CASA 👩‍⚕️| Está com sintomas gripais? O Atende em Casa faz marcação de testes para
quem tiver sintomas da doença nos 143 municípios cadastrados (consulte aqui: portal.saude.pe.gov.br). Você pode acessar www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixar o app em celulares com sistema Android.

🗞️FAKE NEWS => Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já
desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

📑PROTOCOLOS => Consulte aqui os protocolos para setores econômicos autorizados a funcionar: https://bit.ly/3gDeiCw

📊 Informe Epidemiológico: https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov

🧫 Para dados sobre testagem para o novo coronavírus: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#testes

📞Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

✒️ Assine o boletim do GovernoPE no WhatsApp: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

⛔ Para cancelar o recebimento do boletim responda essa mensagem dizendo CANCELAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *