||PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #200||

boletim

Segunda-feira, 31/08/2020

🎈 BOLETIM 200 🎈 | Nesta segunda (31), chegamos à edição de número 200 deste boletim! São 200 dias levando informações aos pernambucanos sobre as medidas de enfrentamento ao Novo Coronavírus no estado e valorizando a transparência na comunicação com a população.

📝 UNIVERSIDADES 📒 | O Governo de Pernambuco autorizou o início do processo de retomada das aulas presenciais do ensino superior, de forma escalonada, com a primeira etapa prevista para o dia 8 de setembro. A permissão vale para as macrorregiões 1 e 2 e também para a 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres), sediada em Petrolina. Nessa fase, as instituições de ensino só poderão receber até 25% da sua capacidade, dando prioridade aos concluintes. No dia 14 de setembro, poderão retomar as atividades com até 50% da capacidade, e nos dias 21 e 28 de setembro, com 75% e 100% de sua capacidade, respectivamente. Confira o calendário: https://bit.ly/2QIn6vL.

=> O decreto de suspensão das aulas da educação básica foi prorrogado até o dia 15 de setembro. Aulas práticas e práticas de estágio curricular para o ensino superior já tinham sido liberadas.

= > A partir desta segunda-feira (31.08), os cursos livres (línguas, formação e qualificação profissional e outros) poderão operar com 75% da capacidade. A última etapa da retomada é no dia 8 de setembro, quando poderão atingir 100%. Não está autorizada ainda a retomada dos cursos preparatórios para o ENEM, SSA e outros vestibulares, ou cursos de disciplinas específicas da educação básica (matérias isoladas, por exemplo), nem cursos técnicos de nível médio.

🛤️ PLANO DE CONVIVÊNCIA 🛤️| A RMR e Zona da Mata estão na etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid-19. A partir de hoje (31), está autorizada a retomada do comércio de praia e a reabertura dos museus e espaços de exposições, sempre seguindo novos protocolos de higiene, saúde e comunicação. Além disso, os escritórios localizados nessa região já podem voltar a operar com 100% da capacidade.

🟢 FERNANDO DE NORONHA 🏝️ Amanhã (1°), o arquipélago de Fernando de Noronha inicia o processo de reabertura para o turismo, quando serão permitidas as visitas de pessoas que tiveram diagnóstico de Covid-19 e já estão comprovadamente curadas. Antes do desembarque, é preciso apresentar os exames, seja o RT-PCR positivo realizado há mais de 20 dias, seja o exame sorológico (IgG) positivo, que indica a presença de anticorpos contra a Covid-19.

📊 CORONAVÍRUS 📊 | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (31.08), 445 novos casos da Covid-19. Destes, 417 (94%) são leves,ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Agora, Pernambuco totaliza 125.539 casos já confirmados e um total de 107.243 pessoas recuperadas da doença.

🔴 O boletim da SES também aponta 19 novos óbitos, ocorridos desde o dia 9 de junho. Das mortes contabilizadas hoje, 6 (31,5%) ocorreram nos últimos dois dias, sendo 2 óbitos registrados no dia de ontem (30), 4 em 29/08. Com isso, o Estado totaliza 7.593 mortes pela Covid-19.

=> Leia o boletim da SES-PE completo: https://bit.ly/32OabhM

=> Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31

😷 SIM- P 😷| Pernambuco possui 10 casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), todos com resultado positivo para Covid-19 e possivelmente relacionados ao novo coronavírus.
Destes, 8 receberam alta, 1 está internado (estável), e 1 faleceu (Recife). A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) instituiu a notificação dessa síndrome no início de agosto e está resgatando também as ocorrências desde o começo da pandemia. A SIM-P tem características semelhantes à síndrome de Kawasaki e síndrome do choque tóxico, com sintomas que podem incluir febre persistente e elevada, hipotensão, inflamações, manifestações cardiovasculares ou gastrointestinais agudas, conjuntivite e manifestações cutâneas. É importante que a notificação da SES-PE seja feita em até 24 horas. Saiba mais: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/3979-2/

🗞️🗞️ OUTRAS NOTÍCIAS

👩🏿‍🔬 SETEMBRO VERDE 👨‍🔬 | Amanhã (1°), começa o Setembro Verde, mês voltado à conscientização para doação de órgãos e tecidos. Nesta primeira quinzena, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) realizará webpalestras para profissionais de saúde, com transmissão pelo YouTube do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (youtube.com/cremepe).

=> Entre janeiro e julho de 2020, foram realizados 455 transplantes em Pernambuco, o que representa 51,6% a menos do mesmo período em 2019. Devido à pandemia, vários procedimentos foram suspensos, mas já voltaram a ocorrer. Doar órgãos e tecidos é um gesto de solidariedade e salva vidas.

🗞️FAKE NEWS => Não procede a informação que circula nas redes sociais sobre falta de água em bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, a partir desta terça (1°). Paralisações programadas de grande impacto são previamente comunicadas à agência reguladora do Estado e à população. Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

🏡 ATENDE EM CASA 👩‍⚕️| Está com sintomas gripais? O Atende em Casa faz marcação de testes para quem tiver sintomas da doença nos 143 municípios cadastrados (consulte aqui: portal.saude.pe.gov.br). Você pode acessar www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixar o app em celulares com sistema Android.

📑PROTOCOLOS => Consulte aqui os protocolos para setores econômicos autorizados a funcionar: https://bit.ly/3gDeiCw

📊 Informe Epidemiológico: https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov

🧫 Para dados sobre testagem para o novo coronavírus: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#testes

📞Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

✒️ Assine o boletim do GovernoPE no WhatsApp: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

⛔ Para cancelar o recebimento do boletim responda essa mensagem dizendo CANCELAR.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content