Quinta-feira, 27/08/2020

🛤️ PLANO DE CONVIVÊNCIA 🛤️ | O Governo de Pernambuco anunciou hoje (27) as novas medidas do Plano de Convivência com a Covid-19, relativas à próxima semana:

🟢 🏝️ O arquipélago de Fernando de Noronha inicia o processo de reabertura para o turismo a partir de 1º de setembro, quando começam a ser permitidas as visitas de turistas que tiveram diagnóstico de Covid-19 e já estão comprovadamente curados. Antes do desembarque o turista deverá apresentar os exames, seja o RT-PCR positivo realizado há mais de 20 dias, seja o exame sorológico (IgG) positivo, que indica a presença de anticorpos contra o novo coronavírus. Os exames serão encaminhados à Administração, juntamente com o pagamento da Taxa de Permanência (TPA), que a partir de agora só será feito online.

🟢 ⛱️ A partir de segunda-feira (31), podem reabrir o comércio de praia e também museus e espaços de exposições na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. A medida representa o avanço para a Etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid-19 nos municípios da Macrorregião de Saúde 1. As prefeituras terão que fiscalizar o respeito aos protocolos. Haverá uma área de 4m x 4m para cada conjunto com um guarda-sol e quatro cadeiras e é obrigatório o uso de máscaras. A liberação do comércio de praia vai beneficiar uma comunidade de 35 mil pessoas — só entre o Recife e Jaboatão serão 815 pontos de comércio.

🟡 Na Macrorregião de Saúde 2, os municípios da 4ª Geres, cuja cidade-polo é Caruaru, avançam para a Etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19. Serviços de alimentação e shopping centers poderão estender seu horário de funcionamento até 22h — duas horas mais tarde que o status atual.

🟡 Também na Macrorregião 2, municípios da 5ª Geres, cuja cidade-polo é Garanhuns, continuam na Etapa 6 do Plano de Convivência. Na região, já podem funcionar os serviços de alimentação, com 50% da capacidade, além das academias de ginástica, feira e Polo de Confecções, sempre com novos protocolos. Também está autorizada a reabertura dos shoppings e comércio varejista de rua, com limite de 10 metros quadrados para cada cliente.

🟡 Também não haverá avanço das regras de flexibilização, na próxima semana, para as Macrorregiões 3 e 4, que contemplam as seis regionais de saúde das cidades do Sertão. As 4ª, 10ª e 9ª Geres – que têm como cidades polo Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente – seguem na Etapa 6. A Macrorregião 4 permanece dividida: a 7ª e a 8ª Geres, nas regiões de Salgueiro e Petrolina, respectivamente, continuam na Etapa 6, enquanto a 9ª Geres, em Ouricuri, permanece na Etapa 4.

📊 Entre os indicadores que balizam o processo de retomada econômica, está a taxa de contágio – número médio de pessoas para quem cada pessoa infectada transmite a doença. Atualmente a média estadual está em 0,87. Apesar do dado variar de acordo com a região, nenhuma delas está acima de 1 em Pernambuco.

📊 CORONAVÍRUS 📊 |Mais 1.069 casos de Covid-19 foram confirmados hoje (27) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A maioria deles (95%) é leve, ou seja, não demandou internamento hospitalar. Pernambuco conta, agora, 122.147 registros confirmados doença, sendo que 84% (102.683) desses são de pessoas já curadas.

🔴 O boletim da SES também aponta 20 novos óbitos, todos ocorridos desde 7 de julho. Das mortes contabilizadas hoje, nove (45%) aconteceram nos últimos três dias: duas no dia de ontem (quarta, 26/08), seis em 25/08 e uma em 24/08. Com isso, passou para 7.480 o número de vítimas fatais da Covid-19 em Pernambuco.

📉 Está em em 56% a ocupação média dos leitos destinados a pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Essa taxa é de 44% para leitos de enfermaria, e de 69% para leitos de UTI. Leia o boletim da SES-PE completo: https://bit.ly/2QvcQXF.

=> Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31

📉 Na noite de ontem (26) o Ministério da Saúde (MS) divulgou boletim epidemiológico que confirma a redução dos indicadores da Covid-19 em Pernambuco. O estado registrou uma queda de 18% no número de casos na semana epidemiológica 34 em relação à anterior (SE 33) – 4% acima da média do Nordeste. Em relação aos óbitos, visto que o Ministério faz sua contabilidade pela data de inclusão nos informes epidemiológicos estaduais, a redução foi também de 18%. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) contabiliza os óbitos pela data de ocorrência, e nesse caso a redução foi de 23% entre as semanas epidemiológicas 33 e 34.

👥 INCLUSÃO 👥 |Pernambuco está vivenciando a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Nas mídias sociais da SES-PE, o cidadão vai encontrar material informativo para prevenção à Covid-19 e assistência às pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou intelectual. Além disso, o Núcleo de Telessaúde tem realizado webpalestras voltadas para profissionais de saúde e acadêmicos da área. Amanhã (28), a partir das 9h, a fisioterapeuta Marcela Raquel de Oliveira Lima, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) do Imip, vai palestrar sobre “Estratégias de atendimento em reabilitação em tempos de Covid-19”. Confira em http://telessaude.pe.gov.br/teleducacao/detalhes.

🗞️🗞️ OUTRAS NOTÍCIAS

🏳️ PAZ 🏳️ | De acordo com dados do Atlas da Violência 2020, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Pernambuco foi o 2º estado do Brasil com maior redução no número de homicídios de 2017 para 2018 — último ano aferido pelo Atlas. No mesmo período, Pernambuco foi o estado brasileiro que mais reduziu o assassinato de jovens. E entre 2008 e 2018, foi o 4º estado que mais reduziu os homicídios cometidos contra mulheres. Em 2019, pelos dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco continuou reduzindo homicídios, atingindo a segunda menor taxa da série histórica, iniciada em 2004.

📑PROTOCOLOS => Consulte aqui os protocolos para setores econômicos autorizados a funcionar: https://bit.ly/3gDeiCw

🗞️FAKE NEWS => Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

📊 Informe Epidemiológico: https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov

🧫 Para dados sobre testagem para o novo coronavírus: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#testes

📞Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

✒️ Assine o boletim do GovernoPE no WhatsApp: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

⛔ Para cancelar o recebimento do boletim responda essa mensagem dizendo CANCELAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *