||PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #194||

boletim

Terça-feira, 25/08/2020

📉 DADOS DA PANDEMIA 📉 |A análise dos dados epidemiológicos da última semana aponta que os indicadores da doença continuam caindo no Estado, ainda que de forma heterogênea. É o que explicou o secretário de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa hoje (25).

📉Uma das estatísticas acompanhadas pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, o número de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) caiu 24,9% em relação à semana anterior. Óbitos por síndrome respiratória confirmados para Covid-19 também registraram redução de 23%. A queda aconteceu em todas as macrorregiões do estado, com exceção da macrorregião 4, cujas cidades-polo são Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Já a redução no número de casos confirmados de Srag foi de 1,9% em relação à semana anterior.

🧒🏾 André Longo também analisou a incidência da Covid-19 em crianças. Casos graves (quadro de Srag) em crianças de até 14 anos correspondem a 2,5% do total de casos de Srag, e 0,6% do total de óbitos.

🤒 Até aqui, a SES registrou 647 casos de Srag em crianças e adolescentes, com resultado positivo pra Covid-19, de até 14 anos. Quase metade deles (316 casos) foi em bebês de até um ano, taxa que cai à medida em que as idades aumentam – foram registrados quatro casos em crianças de 10 a 14 anos. “Estes dados corroboram os relatos e estudos que apontam que, apesar de serem igualmente propensas a se infectarem pela Covid-19, as crianças apresentam menor risco de desenvolver a forma grave da doença. Mas precisamos reforçar que ninguém está imune ao vírus e todos podem se tornar vítimas da doença, até crianças”, disse o secretário.

🏥 Para assistir esse público, Pernambuco dispõe de mais de 100 leitos de Covid-19 voltados para bebês e crianças em Pernambuco, sendo 37 de terapia intensiva. Hoje, a ocupação média destas vagas está em 64%.

🤒 Ainda com relação às crianças, até hoje (25) foram registrados nove casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) — quadro que acomete crianças e adolescentes, possivelmente relacionado à Covid-19. Sete já receberam alta; um está internado em enfermaria e um faleceu em junho. Todos tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. A notificação da SIM-P foi instituída no início de agosto, e desde então os serviços de saúde devem notificar os casos novos e também resgatar ocorrências desde a chegada da pandemia a Pernambuco. Os relatos descrevem sintomas como febre alta e persistente, acompanhada de hipotensão (pressão baixa) e inflamações.

📊 CORONAVÍRUS 📊 |Mais 601 casos de Covid-19 foram confirmados hoje (25) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A maioria deles (91%) é leve, ou seja, não demandou internamento hospitalar. Pernambuco conta, agora, 119.958 registros confirmados doença, sendo que 84% (101.354) dos casos são de pessoas já curadas.

🔴 O boletim da SES também aponta 26 novos óbitos, todos ocorridos desde 21 de junho. Dos 26 óbitos contabilizados hoje, 10 (38%) aconteceram nos últimos três dias: uma no dia de ontem (segunda, 24/08), quatro em 23/08 e cinco em 22/08. Passou para 7.425 o número de vítimas fatais da Covid-19 em Pernambuco.

📉 Está em em 55% a ocupação média dos leitos destinados a pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Essa taxa é de 43% para leitos de enfermaria, e 67% para leitos de UTI. Leia o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) completo: https://bit.ly/2QqB9pC.

=> Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31

🗞️🗞️ OUTRAS NOTÍCIAS

☀️ ENERGIA LIMPA ☀️| O governador Paulo Câmara assinou, hoje (25), um termo de cooperação com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que prevê, entre outras ações, o acionamento de dois novos módulos de baterias solares fotovoltaicas em Fernando de Noronha. A iniciativa vai praticamente dobrar o uso de energia limpa em horários de pico no arquipélago. Entre as principais metas estabelecidas no documento está a necessidade de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, um passo importante previsto no projeto “Noronha Carbono Zero”, que visa tornar o arquipélago um território neutro na emissão de gases poluentes que causam o aquecimento global.

📑PROTOCOLOS => Consulte aqui os protocolos para setores econômicos autorizados a funcionar: https://bit.ly/3gDeiCw

🗞️FAKE NEWS => Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

📊 Informe Epidemiológico: https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov

🧫 Para dados sobre testagem para o novo coronavírus: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#testes

📞Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

✒️ Assine o boletim do GovernoPE no WhatsApp: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

⛔ Para cancelar o recebimento do boletim responda essa mensagem dizendo CANCELAR.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content