Hospital de Referência à Covid-19 supera marca de 5 mil altas

ALTA MEDICA_DIVULGAÇÃO (3)

Unidade, que conta com 300 leitos, foi inaugurada em abril de 2020 para atender exclusivamente pacientes com o novo coronavírus

Com 1 ano e 2 meses de funcionamento, o Hospital de Referência à Covid-19 – Unidade Boa Viagem (Antigo Alfa) chegou, nesta quinta-feira (08/07), ao número de 5 mil pacientes recuperados. A marca foi alcançada com a alta de Dona Zilda Pinto da Silva, de 56 anos, que chegou à unidade no dia 1º deste mês e, após oito dias internadas, conseguiu voltar para casa e rever a família.

Nascida e criada no bairro de Santo Amaro, no Recife, Dona Zilda, que é dona de casa, se emocionou e comemorou a recuperação. “Eu me sinto uma vitoriosa por ter me curado dessa doença. O sentimento é de alívio e gratidão aos profissionais de saúde que cuidaram de mim”, destacou. A primeira providência pós-alta já estava definida: reencontrar logo os quatro filhos e os dez netos.

Renan Valois, enfermeiro que integra a equipe do Hospital Alfa desde a abertura, celebrou o número de altas médicas alcançado. “É uma vitória chegar a 5 mil pessoas curadas. Para nós, que estamos na linha de frente, é emocionante saber que nosso trabalho, o empenho da nossa equipe, fez diferença na vida de tantas pessoas”, comentou.

Para a diretora médica do Hospital, Dra. Maruza Freitas, chegar a este número de vidas salvas é um marco na, ainda recente, história do Hospital. “Cada paciente recuperado simboliza o trabalho de uma equipe enorme e absolutamente dedicada a salvar vidas. Cada um desses pacientes que, após passarem pelo Alfa, retornaram às suas famílias, nos enche de gratidão e renova nossa certeza de que o trabalho feito com compromisso e amor colhe os melhores resultados possíveis”, afirma.

REFERÊNCIA

O Hospital de Referência em Boa Viagem funciona, hoje, com 100% de sua capacidade, tendo 300 leitos ativos – sendo 160 de enfermaria e 140 de UTI. O equipamento foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março de 2020 e, em tempo recorde, a estrutura, que estava sem energia elétrica, água encanada nem rede de gases, passou por ampla reestruturação e abriu as portas em abril, atuando de forma dedicada à atenção aos pacientes com a Covid-19. Atualmente, a unidade é a maior em número de leitos exclusivos para os casos do novo coronavírus, e tem papel fundamental no enfrentamento à pandemia em Pernambuco.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content