Governo de Pernambuco institui Comitê técnico estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19

WhatsApp Image 2020-12-21 at 19.23.57

O Governo de Pernambuco vem tomando todas as medidas cabíveis para preparar Pernambuco para a imunização contra o novo coronavírus assim que as vacinas sejam disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS), responsável pela aquisição do imunizante e distribuição para os Estados brasileiros. Para discutir e auxiliar na tomada de decisões durante todo o processo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) instituiu o Comitê técnico estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19, a partir de publicação no Diário Oficial do último sábado (19/12). Diversos entes terão representação no comitê, que terá duração de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

“Nós vamos reunir profissionais de diversas áreas com reconhecido saber sobre a doença e o processo de imunização para auxiliar o Governo do Estado na tomada de decisões. O Programa Estadual de Imunização tem um longo histórico na organização de campanhas, sendo destaque nacional em diversos momentos, como na vacinação contra a poliomielite deste ano. Essa experiência vai somar a esse desafio que o mundo inteiro vem enfrentando. Por meio do comitê, vamos ampliar as discussões, ouvir as sugestões, debater as evidências científicas que estejam disponíveis, além de fazer o acompanhamento de todo o processo de vacinação, para que possamos ter uma campanha segura, com distribuição das vacinas de forma ágil e equânime e garantindo a saúde de todos contemplados e envolvidos no processo”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O comitê, presidido pelo secretário André Longo e coordenado pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, é formado por representantes das secretarias estaduais de Educação, Defesa Social e Saúde; do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco, Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), Sociedade Brasileira de Imunizações em Pernambuco (SBIm), Sociedade Pernambucana de Infectologia, Comitê Assessor Permanente de Imunizações (CAPI/PE) e do Hospital Universitário Osvaldo Cruz (Huoc). A SES-PE terá participação ampliada no comitê, pelo fato de várias de suas áreas estarem envolvidas no processo e logística da vacinação.

Cada representante do comitê terá um suplente, que o substituirá em caso de ausências ou impedimentos. As reuniões ordinárias serão realizadas quinzenalmente. Sendo necessário, ainda poderão ser convocadas reuniões extraordinárias.

ORGANIZAÇÃO – Atualmente, o Programa de Imunização de Pernambuco já conta com 1,7 milhão de seringas em estoque, além de mais 1,8 milhão de unidades compradas e aguardando a entrega pelo fabricante. Há ainda, em andamento, um processo licitatório para aquisição de mais sete milhões de seringas, com previsão de conclusão em janeiro de 2021, em tempo hábil para as atividades de vacinação contra a Covid-19.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content