Fernando de Noronha ganha Centro de Testagem da Covid-19 e promove mutirão para dose de reforço

Noronha_3
Em visita ao Arquipélago, secretário estadual de saúde ainda assina ordem de serviço para obras no Hospital São Lucas e realiza entregas de equipamentos para climatização da unidade


Cumprindo agenda no Arquipélago de Fernando de Noronha nesta sexta-feira (10/12), o secretário estadual de Saúde, André Longo, acompanha diversas ações em saúde que ocorrem na Ilha, junto à superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo. Entre elas, a inauguração de um centro de testagem no aeroporto Governador Carlos Wilson e um mutirão para aplicação das doses de reforço nos residentes que habitam o distrito.  A comitiva da secretaria de Saúde está sendo acompanhada pelo administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, e do superintendente de Saúde da ilha, Fernando Magalhães.

Por volta das 11h, o secretário realiza visita ao Hospital São Lucas para assinar ordem de serviço para reforma da entrada principal e do estacionamento da unidade. A obra de reforma permitirá acessibilidade e a nova estrutura do estacionamento a ampliação de vagas. o gestor também vai realizar a entrega de 11 equipamentos de ar-condicionado para a climatização de diversos setores da unidade estadual. Em sua ida à Ilha, o secretário ainda visita a Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos onde realiza a entrega de outros 11 equipamentos de ar-condicionado, além de uma câmara para conservação de vacinas para o armazenamento de imunizantes.

No final da manhã, o secretário de Saúde, André Longo, e a superintendente de Imunizações, Ana Catarina, acompanham a abertura do mutirão para aplicação da dose de reforço ou terceira dose nos residentes da Ilha. O lançamento ocorre na quadra da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFM) de Fernando de Noronha. O mutirão ocorre durante todo o final de semana, na sexta (10/12), das 12h às 21h; no sábado (11/12), das 8h às 21h; e no domigo (12/12), das 8h às 12h.

“A população elegível para a dose de reforço são todas as pessoas acima de 18 anos que já tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses.  Esse intervalo foi autorizado em reunião pelo Comitê, como já vem sendo feito com as pessoas a partir de 55 anos e trabalhadores de saúde. Noronha já está com 100% da população adulta vacinada com duas doses e, atualmente, a população elegível está recebendo a dose de reforço”, afirma Ana Catarina.

TESTAGEM – O Aeroporto de Fernando de Noronha/Governador Carlos Wilson será mais um local a receber um posto de testagem fixo para detecção de casos da Covid-19. A iniciativa faz parte da estratégia do TestaPE, programa de vigilância do vírus que tem como um dos eixos a testagem da população em locais com grande circulação de pessoas. A estação funcionará de domingo a domingo, das 11h às 16h.

O objetivo do novo ponto é testar cerca de 20% dos turistas que saem da Ilha de Fernando de Noronha para que ocorra controle e rastreabilidade dos casos da doença. “Dessa forma, caso o teste seja positivo, poderemos percorrer o caminho do vírus, onde todos aqueles contatos que estiveram próximos serão avisados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Também vamos encaminhar as amostras para sequenciamento genético”, adianta André Longo.

DESMOBILIZAÇÃO – Com uma nova fase do protocolo para entrada na Ilha, desde o dia 1º de dezembro, onde todos os visitantes precisam comprovar as duas doses da vacina contra a Covid-19, ou a dose única da Jansen, para embarcar; além das taxas de ocupação estáveis e em níveis baixos, faz parte da programação a desmobilização dos 12 leitos do hospital de campanha de Fernando de Noronha para atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, que funcionava dentro do auditório do EREFM. Os equipamentos, entre macas, bombas de infusão, oxímetro e respiradores serão encaminhados para o Hospital São Lucas e outros hospitais da rede estadual.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content