O Governo de Pernambuco obteve mais um reforço na luta contra disseminação do Coronavírus ao receber hoje, 17/06/2020, do Banco Itaú, através do projeto Todos pela Saúde, doação de um milhão de máscaras de tecido que serão direcionadas para população pernambucana. O material foi repassado para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), que em parceria com a Organização de responsabilidade social Regra 3, distribuirá os EPIs para os 85 municípios, onde o número de casos confirmados e óbitos por COVID-19 e de demanda por leitos no sistema de saúde não apresentam viés de redução. Assim, a ideia é reforçar a prevenção nos municípios que não avançaram para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. A entrega tem início nesta quinta-feira.

Para definição do quantitativo de máscaras para cada cidade, foram levados em consideração fatores como o número de habitantes e de casos confirmados da doença. A distribuição varia entre 3 mil e 50 mil unidades por município. A logística de entrega aos municípios, que é uma doação da empresa Ebrasil, iniciará ainda este mês. E nos municípios, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão as responsáveis pela distribuição direta à população.

Além desses 85 municípios, o material será distribuído também para a população indígena, que receberá 110 mil itens de proteção individual, para movimentos sociais da Região Metropolitana do Recife, que serão beneficiados com 150 mil máscaras e nos terminais de transporte intermunicipal, que receberão 34 mil itens. As máscaras são feitas de tecido e seguem as recomendações dos órgãos de vigilância sanitária, podendo ser reutilizadas após lavagem.

Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, destaca a importância da doação feita pelo projeto Todos pela Saúde, num momento em que a o Estado inicia a retomada das atividades. “A máscara passou a ser um item obrigatório e essencial no combate da disseminação do vírus, mas sabemos que muitas pessoas ainda não têm condições suficientes para adquirir diversas máscaras para o uso no dia a dia. Nesse momento, é primordial que a população esteja mais protegida através desse tipo de equipamento. Com essa doação, poderemos chegar à parcela mais vulnerável da população do Estado para garantir essa proteção”, enfatiza. O gestor ainda agradeceu a equipe do Banco Itaú, da Regra 3 e Ebrasil pelo apoio e solidariedade nesse momento.

De acordo com Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco, a identificação das necessidades e prioridades de cada Estado é feita por meio dos gabinetes de crise constituídos em todo o Brasil. “Para que essas doações aconteçam, tem sido muito importante a parceria do Todos pela Saúde com os governos estaduais e municipais, a exemplo do que acontece em Pernambuco”, afirma.

Já a Sócia Diretora da Regra 3, Karla Paes, contou como firmou parceria com a Ebrasil para garantir a logística. A empresa é responsável pela campanha Máscara para Todos, que já doou mais de 100 mil máscaras desde início da mobilização, com trabalho totalmente voluntário. “Não podia ser diferente com a doação do Itaú. O custo da logística teria que ser patrocinado por algum parceiro. A Ebrasil, que já é cliente da Regra3, quando soube do nosso desafio, se prontificou em assumir toda logística de distribuição. Agora nosso terceiro desafio será fazer essa entrega em 10 dias, pois nosso lema sempre foi ‘Mascara parada é vida desprotegida’”, destaca.