Boletim Secretaria estadual de Saúde – novo coronavírus

WhatsApp Image 2021-12-07 at 18.14.07

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (13/12), 10 casos da Covid-19. Todos os registros de hoje são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os dados de casos leves continuam sem divulgação devido à indisponibilidade do sistema  E-SUS Notifica do Ministério da Saúde. Agora, Pernambuco totaliza 643.336 casos confirmados da doença, sendo 55.152 graves e 588.184 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente cinco óbitos (3 femininos e 2 masculinos), ocorridos entre os dias 27/04/2020 e 12/12/2021. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Abreu e Lima (1), Bom Conselho (1), Petrolina (1) e Recife (2). Com isso, o Estado totaliza 20.327 mortes pela doença.

Os pacientes tinham entre 52 e 88 anos. As faixas etárias são: 50 a 59 (2), 70 a 79 (1)  e 80 e mais (2). Do total, quatro tinham doenças preexistentes: doença respiratória (1), diabetes (1), doença de Parkinson (1), histórico de tabagismo (1), hipertensão (1). Um caso segue em investigação.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 14.137.095 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 7.212.394 aplicações (cobertura de 93,76%). Do total, 6.032.437 pernambucanos (78,42%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 5.859.364 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 892.264 doses (cobertura de 11,60%).

Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.

TESTA PE – Fernando de Noronha inaugurou nesta segunda-feira (13/12), no aeroporto do arquipélago, o Posto de Testagem fixo para detecção de casos da Covid-19. A iniciativa faz parte da estratégia do TestaPE, programa de vigilância do vírus, que tem como um dos eixos a testagem da população em locais com grande circulação de pessoas. O objetivo do novo ponto é testar cerca de 20% dos turistas que saem da ilha de Fernando de Noronha para que ocorra o controle e rastreabilidade dos casos da doença.

A inauguração do Posto contou com as presenças do secretário estadual de Saúde, André Longo, do administrador da ilha, Guilherme Rocha e do superintendente de Saúde do distrito, Fernando Magalhães. A estação funciona todos os dias, das 11h às 16h. Os testes serão feitos por meio de sorteio automático, e de forma aleatória, de 20% dos turistas de cada voo.

“Isso é importante principalmente agora, com o avanço dessa nova cepa e muitas perguntas que vieram com a nova variante, sobre o grau de transmissão e letalidade, por exemplo. Neste teste de saída a gente tem como saber se teve alguma pessoa com a doença e se isso refletiu dentro da nossa população com algum caso positivo. Noronha é um território pequeno. Conseguimos através da vigilância epidemiológica saber a pousada que a pessoa esteve, os passeios que realizou e quanto tempo permaneceu na ilha”, disse Fernando Magalhães, superintendente de Saúde da ilha.

A ideia das autoridades sanitárias é que o posto permaneça na ilha no próximo ano, até que se tenha uma condição de melhor controle da pandemia no país, como destaca o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. “É importante reforçar a mensagem que a pandemia não acabou. Nós estamos na dose de reforço na ilha, porque é importante reforçar a imunidade para a população. Uma outra questão que é fundamental para o adequado controle da pandemia é manter a política de testagem forte, com a retomada dessa testagem para quem está saindo de Noronha, justamente para termos o controle da circulação do vírus na ilha.”

O Posto de Testagem faz parte do atual protocolo, que entrou em vigor no dia primeiro de dezembro. Nesta nova fase, o visitante precisa comprovar as duas doses da vacina contra a Covid-19, ou a dose única da Jansen, para embarcar. A comprovação pode ser por meio do Conecte SUS Cidadão, do Ministério da Saúde, Conecta Recife, Passe Verde ou outro portal oficial.

Noronha já está com 100% da população adulta vacinada com duas doses. Atualmente, a população elegível (acima de 18 anos) está recebendo a dose de reforço, se já tomou a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. No último final de semana foram administradas 607 doses de reforço durante o mutirão realizado na quadra da Escola Arquipélago. A aplicação da terceira dose segue acontecendo todos os dias no Posto de Saúde da Família.

 confira o boletim completo: https://cutt.ly/uYJJtQT

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content