Boletim Secretaria estadual de Saúde – novo coronavírus

WhatsApp Image 2021-12-07 at 18.14.07

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (10/12), 426 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 28 (6,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 398 (93,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 643.307 casos confirmados da doença, sendo 55.123 graves e 588.184 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente nove óbitos (4 masculinos e 5 femininos), ocorridos entre os dias 04/10/2020 e 09/12/2021. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Camaragibe (1), Garanhuns (1), Goiana (1), Petrolina (2), Poção (2) e Recife (2). Com isso, o Estado totaliza 20.310 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 35 e 96 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (1), 50 a 59 (1), 60 a 69 (2), 70 a 79 (3) e 80 e mais (2). Do total, cinco tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (4), diabetes (2), doença renal (2), hipertensão (1), histórico de AVC (1), obesidade (1), câncer (1) e doença neurológica (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Quatro seguem em investigação.

DOSE DE REFORÇO – Cumprindo agenda no Arquipélago de Fernando de Noronha nesta sexta-feira (10/12), o secretário estadual de Saúde, André Longo, acompanhou diversas ações em saúde na Ilha, junto à superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo. Entre elas, a inauguração de um centro de testagem no aeroporto Governador Carlos Wilson e um mutirão para aplicação das doses de reforço nos residentes que habitam o distrito. A comitiva da secretaria de Saúde foi acompanhada pelo administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, e pelo superintendente de Saúde da Ilha, Fernando Magalhães.

O secretário realizou visita ao Hospital São Lucas para assinar ordem de serviço para reforma da entrada principal e do estacionamento da unidade. A obra de reforma permitirá acessibilidade e a nova estrutura do estacionamento a ampliação de vagas. o gestor também realizou a entrega de 11 equipamentos de ar-condicionado para a climatização de diversos setores da unidade estadual. Em sua ida à Ilha, o secretário ainda visitou a Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos onde realizou a entrega de outros 11 equipamentos de ar-condicionado, além de uma câmara para conservação de vacinas para o armazenamento de imunizantes.

No final da manhã, o secretário de Saúde, André Longo, e a superintendente de Imunizações, Ana Catarina, acompanharam a abertura do mutirão para aplicação da dose de reforço ou terceira dose nos residentes da Ilha. O lançamento ocorreu na quadra da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFM) de Fernando de Noronha. O mutirão acontece durante todo o final de semana, na sexta (10/12), das 12h às 21h; no sábado (11/12), das 8h às 21h; e no domigo (12/12), das 8h às 12h.

“A população elegível para a dose de reforço são todas as pessoas acima de 18 anos que já tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Esse intervalo foi autorizado em reunião pelo Comitê, como já vem sendo feito com as pessoas a partir de 55 anos e trabalhadores de saúde. Noronha já está com 100% da população adulta vacinada com duas doses e, atualmente, a população elegível está recebendo a dose de reforço”, afirmou Ana Catarina.

TESTA PE – O Aeroporto de Fernando de Noronha/Governador Carlos Wilson será mais um local a receber um posto de testagem fixo para detecção de casos da Covid-19. A iniciativa faz parte da estratégia do TestaPE, programa de vigilância

do vírus que tem como um dos eixos a testagem da população em locais com grande circulação de pessoas. A estação funcionará de domingo a domingo, das 11h às 16h.

O objetivo do novo ponto é testar cerca de 20% dos turistas que saem da Ilha de Fernando de Noronha para que ocorra controle e rastreabilidade dos casos da doença. “Dessa forma, caso o teste seja positivo, poderemos percorrer o caminho do vírus, onde todos aqueles contatos que estiveram próximos serão avisados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Também vamos encaminhar as amostras para sequenciamento genético”, adianta André Longo.

DESMOBILIZAÇÃO – Com uma nova fase do protocolo para entrada na Ilha, desde o dia 1º de dezembro, onde todos os visitantes precisam comprovar as duas doses da vacina contra a Covid-19, ou a dose única da Jansen, para embarcar; além das taxas de ocupação estáveis e em níveis baixos, fez parte da programação a desmobilização dos 12 leitos do hospital de campanha de Fernando de Noronha para atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, que funcionava dentro do auditório do EREFM. Os equipamentos, entre macas, bombas de infusão, oxímetro e respiradores serão encaminhados para o Hospital São Lucas e outros hospitais da rede estadual.

TESTAGEM E VACINAÇÃO – Contemplando eventos onde há grande circulação de pessoas, o programa de testagem para detecção da Covid-19 na população pernambucana – o TestaPE – estará com suas vans itinerante, até o dia 19 de dezembro, realizando testes rápidos e gratuitos na 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que ocorre no Centro de Convenções, em Olinda; e na ExpoAgro Nordeste 2021, no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife.

Durante todos os dias – nos dois eventos – as equipes estarão atendendo de forma espontânea o público que queira realizar o teste da Covid-19. Na Fenearte, nos dias de semana, de segunda a sexta-feira, o horário do atendimento ocorre das 10h às 22h; já aos finais de semana, sábados e domingos, das 9h às 22h. Na ExpoAgro, o atendimento será das 9h às 18h. O objetivo das ações é reforçar a vigilância do novo coronavírus no território pernambucano, rastrear e isolar casos ativos da doença.

Cada van terá capacidade para realizar até 200 testes/dia. O teste rápido de antígeno também é feito com a coleta de material biológico da nasofaringe do paciente, com swab nasal e o resultado sai em aproximadamente 30 minutos.

Outra estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus é o avanço da imunização no Estado. Durante a Fenearte, equipes do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e da Secretaria Municipal de Saúde de Olinda estarão realizando vacinação contra a Covid-19 na população, sem agendamento prévio. Trabalhadores do evento, expositores e público em geral poderão tomar 1ª dose, 2ª dose ou dose de reforço. As equipes atuarão todos os dias, das 10h às 22h.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 14.075.441 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 7.207.766 aplicações (cobertura de 93,70%). Do total, 6.004.381 pernambucanos (78,06%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 5.831.308 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 pernambucanos que foram contemplados com com vacina aplicada em dose única. Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 863.294 doses (cobertura de 11,22%). 

 

Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.

 

Confira o boletim completo: https://cutt.ly/aYIeRDo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content