Arboviroses: Camaragibe e cidades da V Geres passarão a usar o e-visit@PE

Aplicativo otimiza o trabalho de monitoramento das arboviroses

Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e os 21 municípios que englobam a V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Garanhuns, são os novos contemplados com o aplicativo e-visit@PE, tecnologia que proporciona mais agilidade ao trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Para utilizar a tecnologia, foram entregues, na manhã desta quarta-feira (16.09), 54 smartphones equipados com a ferramenta para agentes comunitários de endemias (ACE), coordenadores, supervisores e técnicos de Camaragibe, que faz parte da I Geres. Já para os profissionais do Agreste, a entrega de 224 celulares está agendada para a manhã da quinta-feira (17.09).

Resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, estado que já utilizava a tecnologia, o e-visit@ substitui os boletins diários das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemia, evitando a utilização de papel e a necessidade de digitação pós-visita, o que traz mais agilidade na consolidação das informações. No aplicativo, os agentes podem localizar os imóveis a serem visitados, selecionar o tipo de visita a ser feita e digitar as informações necessárias, como os focos encontrados e tratados. Ainda é possível fazer upload de imagens. Todos os dados podem ser compartilhados, em tempo real, como os gestores municipais e estaduais.

“Essa tecnologia otimiza o trabalho dos profissionais que atuam no combate às arboviroses, possibilitando a consolidação dos dados em ambiente on-line e acessível ao município e à gestão estadual. Assim, podemos acompanhar em rotineiramente a situação das localidades e auxiliar nas estratégias em tempo oportuno sempre que necessário”, afirma a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-PE, Claudenice Pontes.

Até o momento, já foram entregues 2.281 smartphones para profissionais de 127 municípios das I, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII Geres. Os coordenadores e digitadores da plataforma web de todos os municípios já foram treinados pela Secretaria. A expectativa é que, até o fim de setembro, todos os agentes de endemias das cidades também tenham sido treinados para uso da ferramenta. Ao todo, cerca de 3,3 mil smartphones serão entregues.

DADOS – Em Pernambuco, foram confirmados, até 29 de agosto, 5.974 casos de dengue, 1.047 de chikungunya e 16 para zika.

Na I Geres, foram confirmados 1.150 casos de dengue, 773 casos confirmados para chikungunya e 3 confirmações para zika.

Já na V Geres, foram confirmados 529 casos de dengue e 6 de chikungunya – não há confirmações de zika.