Pernambuco ocupa a 2° posição do Brasil em leitos de UTI para Covid-19 por 10 mil habitantes

WhatsApp Image 2020-07-23 at 19.11.51

Nesta quinta-feira (23.07), o secretário estadual de Saúde, André Longo, repercutiu, durante coletiva de imprensa, o último boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – que apresenta um panorama epidemiológico da pandemia nos estados e regiões do país.

Na análise sobre o indicador Leitos de UTI COVID-19, que são dedicados ao tratamento de pacientes graves, Pernambuco ocupa a segunda melhor posição na proporção de leitos de UTI adulto para Covid-19 quando relacionado com a sua população. Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o Estado fica atrás apenas do Espírito Santo, que registra taxa de 1,5. Nos últimos quatro meses, no maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da história da saúde pública no Estado, Pernambuco abriu quase 1,8 mil leitos, sendo 800 de UTI.

A avaliação, baseada em diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), considera a totalidade de leitos existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) em 13 de julho deste ano. Ainda segundo a Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 é sinalizadora de risco de colapso na capacidade do sistema de saúde para atender pacientes graves com Covid-19, frente à possibilidade de um aumento de casos. Atualmente, a ocupação dos leitos de terapia intensiva na rede pública de Pernambuco está em 73%.

“As pessoas não têm a real noção da dificuldade que é abrir um leito, principalmente de UTI e em um tempo tão curto. É uma operação complexa, que exige de um lado rápida resposta para dotar a estrutura de equipamentos e insumos e, por outro, equipes altamente especializadas, com múltiplas especialidades e atuando em conjunto. Esse levantamento só demonstra a seriedade, esforço e prioridade que o Governo de Pernambuco está dando ao enfrentamento do novo coronavírus. Esse é um processo que não acaba agora: estamos analisando permanentemente os dados da Covid-19 em nosso Estado e continuamos a fazer nossa parte para garantir a assistência a todos”, afirmou o secretário André Longo.

Neste sábado (25.07), o governador Paulo Câmara vai ao Sertão para implementar três novas estruturas. De uma só vez e, ao mesmo tempo, serão colocados em operação 258 leitos para o atendimento dos pacientes com a Covid-19. Além dos hospitais de campanha de Serra Talhada e Petrolina, será inaugurada a primeira etapa do Hospital Governador Eduardo Campos, em Serra Talhada – o mais moderno do sertão do Estado, com 30 leitos de UTI.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Copyright © Governo do Estado de Pernambuco. Todos os direitos reservados – 2020

Para cancelar o recebimento dos boletins de WhatsApp do Governo de Pernambuco, informe seu telefone (com DDD).

Skip to content