141 municípios do Estado já realizam marcação de testagem através do aplicativo Atende em Casa

WhatsApp Image 2020-07-16 at 19.03.24 (1)

Oito municípios do Agreste, que compõem a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), já estão fazendo a marcação da testagem da Covid-19 pelo aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Agora, os munícipes de Agrestina, Alagoinha, Barra de Guabiraba, Brejo da Madre de Deus, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira e Santa Maria do Cambucá que apresentarem sintomas gripais podem fazer o agendamento do exame pela ferramenta on-line. Com isso, já são 141 cidades pernambucanas cadastradas para esse tipo de serviço no aplicativo (lista completa no portal.saude.pe.gov.br). Nas localidades que ainda não aderiram, as marcações devem ser feitas diretamente na rede de saúde de referência de cada município.

Estão sendo ofertados exames do tipo RT-PCR (swab nasofaríngeo), indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas; e o teste rápido, para os casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72h desde o desaparecimento dos sintomas.

Importante lembrar que, desde a última quarta (15.07), a testagem foi ampliada para todos aqueles que apresentam sintomas gripais, em um esforço permanente do Governo de Pernambuco para expandir esse tipo de exame para a população pernambucana.